Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fórum de São Luís realiza roda de conversa no mês de conscientização da prevenção ao suicídio

SETEMBRO AMARELO

Publicado em 25 de Set de 2025, 13h38. Atualizado em 25 de Set de 2025, 13h47
Por Priscila da Costa

O Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), realizou nesta quinta-feira (25), a roda de conversa “Saúde Mental e Suicídio na Contemporaneidade: o que tenho a ver com isso?” com o objetivo de conscientizar e levar informações para o público interno do órgão sobre a importância da prevenção ao suicídio. A iniciativa, que teve a parceria entre a Diretoria do Fórum de São Luís, a Divisão Médica e Odontológica e a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), trouxe para o bate-papo a psicóloga Maria da Conceição Furtado Ferreira e o psicólogo João de Deus Cabral Júnior.

Durante o evento, que ocorreu pela manhã na Sala de Treinamento do Fórum de São Luís, a psicóloga Maria da Conceição Furtado Ferreira explicou que a finalidade da roda de conversa seria refletir sobre a saúde mental. Já o psicólogo João de Deus fez a mediação do bate-papo, que contou com várias dinâmicas e intervenções do público.

Ao iniciar a roda de conversa, a psicóloga Maria Furtado Ferreira explicou o tema de 2025 da Campanha Setembro Amarelo – “Conversar pode mudar Vidas”, após debateu sobre o suicídio e a saúde mental e os pontos relacionados à temática, tais como, o estigma do preconceito, o silêncio da dor, a culpa, o luto e o recomeço. Durante o bate-papo, o público presente foi ativo e fez relatos e perguntas para os profissionais.

O auxiliar judiciário Heber Queiroz, lotado no Protocolo do Fórum, afirmou que nos 15 anos de trabalho no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), percebe a evolução e preocupação da administração com os servidores e servidoras em discutir temas como a saúde mental. “A palestra de hoje é um movimento nesse sentido, além de ser um tema relevante, que não pode ser ignorado na atualidade.” Heber Queiroz também destacou a qualidade dos palestrantes e a forma da condução da roda de conversa que “trouxe um ar mais informal para discutir um tema relevante, permitindo a participação de todos e ao mesmo tempo não negligenciou as questões de relevância acadêmica”, afirmou o servidor.

Setembro Amarelo – O mês marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil realiza essa campanha de conscientizar a sociedade e fomentar com informações relacionadas à prevenção do suicídio no país.

CVV – O Centro de Valorização da Vida é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O Centro oferece atendimento pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), por chat, e-mail e pessoalmente.

As fotos são de Josy Lord
https://flic.kr/s/aHBqjCvpa4

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS