O Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), realizou nesta quinta-feira (25), a roda de conversa “Saúde Mental e Suicídio na Contemporaneidade: o que tenho a ver com isso?” com o objetivo de conscientizar e levar informações para o público interno do órgão sobre a importância da prevenção ao suicídio. A iniciativa, que teve a parceria entre a Diretoria do Fórum de São Luís, a Divisão Médica e Odontológica e a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), trouxe para o bate-papo a psicóloga Maria da Conceição Furtado Ferreira e o psicólogo João de Deus Cabral Júnior.
Durante o evento, que ocorreu pela manhã na Sala de Treinamento do Fórum de São Luís, a psicóloga Maria da Conceição Furtado Ferreira explicou que a finalidade da roda de conversa seria refletir sobre a saúde mental. Já o psicólogo João de Deus fez a mediação do bate-papo, que contou com várias dinâmicas e intervenções do público.
Ao iniciar a roda de conversa, a psicóloga Maria Furtado Ferreira explicou o tema de 2025 da Campanha Setembro Amarelo – “Conversar pode mudar Vidas”, após debateu sobre o suicídio e a saúde mental e os pontos relacionados à temática, tais como, o estigma do preconceito, o silêncio da dor, a culpa, o luto e o recomeço. Durante o bate-papo, o público presente foi ativo e fez relatos e perguntas para os profissionais.
O auxiliar judiciário Heber Queiroz, lotado no Protocolo do Fórum, afirmou que nos 15 anos de trabalho no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), percebe a evolução e preocupação da administração com os servidores e servidoras em discutir temas como a saúde mental. “A palestra de hoje é um movimento nesse sentido, além de ser um tema relevante, que não pode ser ignorado na atualidade.” Heber Queiroz também destacou a qualidade dos palestrantes e a forma da condução da roda de conversa que “trouxe um ar mais informal para discutir um tema relevante, permitindo a participação de todos e ao mesmo tempo não negligenciou as questões de relevância acadêmica”, afirmou o servidor.
Setembro Amarelo – O mês marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil realiza essa campanha de conscientizar a sociedade e fomentar com informações relacionadas à prevenção do suicídio no país.
CVV – O Centro de Valorização da Vida é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O Centro oferece atendimento pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), por chat, e-mail e pessoalmente.
As fotos são de Josy Lord
https://flic.kr/s/aHBqjCvpa4
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br