Poder Judiciário/Corregedoria/Institucional/Ex-Corregedores

29 - Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa - 2014/2015

Nasceu em São Luís, onde concluiu seus estudos na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Maranhão, com especialização em Metodologia do Ensino do Direito e Pós-Graduação em Direito. Foi advogada da Companhia Energética do Maranhão e conselheira da Diretoria da OAB - Seccional do Maranhão em dois mandatos.

Ingressou na magistratura em 1986, ocupando sucessivamente as comarcas de Alcântara, São José de Ribamar, Itapecuru-Mirim e São Luís, onde também foi diretora do Fórum Desembargador Sarney Costa, no biênio 1994/1995.

Foi eleita desembargadora em 2001. Além das comissões internas, passou pela Coordenadoria Estadual de Combate à Violência contra a Mulher. Foi corregedora-geral da Justiça no biênio 2014/2015. Em sua gestão frente à Corregedoria, contribuiu para integrar os órgãos no enfrentamento da crise carcerária que perdurou de 2013 a 2014, o que resultou no aperfeiçoamento do modelo da execução penal no Estado.

Instituiu a Comissão dos Juízes Sentenciantes, reinstalou a Central de Inquéritos e implantou, de forma pioneira, as o projeto Audiência de Custódia, posteriormente replicado em todo o Brasil pelo Conselho Nacional de Justiça.

No mesmo período, assumiu a Presidência do Colégio de Corregedores-Gerais do Brasil, sendo reconduzida ao cargo por unanimidade dos membros do colegiado. No órgão, contribuiu para debates de envergadura nacional para melhoria do 1º grau, tendo o Colégio contribuído para que a Corregedoria Nacional de Justiça passasse a instituir metas para as corregedorias da Justiça dos estados, no ano de 2015.

Foi membro da Comissão de Reforma do Código Penal Militar, presidente e vice-presidente da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (AMAJME) e professora assistente de Ensino do Departamento de Direito, Economia e Contabilidade da Universidade Estadual do Maranhão. Foi a sexta mulher a compor o Tribunal de Justiça.

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais