Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Atualização do sistema de banco de dados do TJMA reforça segurança

Atualização do PostgreSQL aprimora segurança da informação no Poder Judiciário

05/06/2024
Ascom/TJMA

O Poder Judiciário do Maranhão, por meio da Diretoria de Informática e Automação do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (DIA/TJMA), procedeu à atualização do sistema de banco de dados PostgreSQL para a versão 15, objetivando aprimorar a eficiência, a segurança de dados e a funcionalidade nos diversos sistemas de informação do Judiciário, principalmente no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe/CNJ). O PostgreSQL é uma ferramenta que atua como sistema de gerenciamento de bancos de dados relacionados.

Com a atualização, foram implementadas melhorias no planejamento de consultas e na execução paralela de tarefas, garantindo aos usuários e usuárias do Poder Judiciário uma resposta mais rápida e eficiente às consultas, mesmo em conjuntos de dados complexos e volumosos, por meio de novos recursos de indexação. 

As atualizações otimizam a experiência do(a) usuário(a), demonstradas em ganho de desempenho de 400% na classificação de dados do sistema PJe/CNJ, além de reduzirem o tempo de inatividade, aumentando a produtividade. 

Com a versão 15 do PostgreSQL, o Judiciário objetiva fortalecer as defesas cibernéticas e garantir maior segurança dos dados, com a implementação de políticas de segurança e auditoria, que proporcionam uma visão mais clara e detalhada das atividades do banco de dados, ajudando a detectar e mitigar possíveis ameaças de segurança. Novos recursos de criptografia e controle de acesso oferecem camadas adicionais de proteção adequada aos dados sensíveis em registros judiciais. 

A migração para a versão 15 do PostgreSQL no TJMA foi planejada e executada para garantir uma transição gradual e sem interrupções, com atuação da equipe de especialistas em banco de dados do TJMA em colaboração com as áreas de infraestrutura e de sistemas, com a execução de testes para validar a estabilidade e o desempenho do sistema após a atualização.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS