Poder Judiciário/Mídias/Notícias

CNJ auxilia TJMA com sistema de armazenamento de PDF no PJe

Objetivo é promover a implantação e migração de armazenamento de arquivos em PDF no Processo Judicial eletrônico para um sistema mais ágil

Publicado em 23 de Set de 2024, 13h25. Atualizado em 24 de Set de 2024, 8h17
Por Ascom/TJMA

A partir desta segunda-feira (23/9), até o próximo dia 27, a equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estará no Tribunal de Justiça do Maranhão para auxiliar a equipe do mesmo setor do TJMA na implantação e migração do sistema de armazenamento de arquivos em PDF no Processo Judicial Eletrônico (PJe) para um sistema mais ágil. A ação substituirá o sistema de armazenamento JCR pelo novo sistema MinIO.

A reunião para definir a implantação e migração do novo sistema, no Gabinete da Presidência do TJMA, contou com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Froz Sobrinho; do juiz auxiliar da presidência na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior; do diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Cláudio Sampaio; e da chefe da Divisão de Sistemas Judiciais do TJMA, Aline Lopes.

MODERNA E EFICIENTE

 “A migração de JCR para MinIO é uma troca do local onde os arquivos em PDF do sistema PJe são guardados. O JCR é o sistema antigo, que usamos para armazenar esses arquivos e, agora, estamos mudando para o MinIO, que é uma ferramenta mais moderna e eficiente para guardar e acessar esses documentos. Essa mudança vai nos ajudar a tornar o armazenamento dos arquivos mais rápido e confiável”, detalhou o juiz José Jorge.

“A migração de JCR para MinIO permitirá a integração de alguns módulos presentes na Plataforma Digital do Poder Judiciário, como o Gabinete Virtual, que exigem este sistema de armazenamento de objetos”, exemplificou o diretor de Informática, Cláudio Sampaio. 

A equipe de TIC do CNJ que participou do encontro é formada por Paulo Magnus Pereira Porto; Samuel Rodrigues; Anderson de Sousa Peres e Marcelo de Campos.

Além de auxiliar da implantação e migração do novo sistema, a equipe do CNJ também realizará análise da infraestrutura interna de TIC do PJe do TJMA, versionamento, ferramentas de monitoramento e suporte instaladas, capacidade do Tribunal em atender às demandas de sustentação, eventuais dificuldades negociais e de disponibilidade da aplicação, com o objetivo de aprimorar e incrementar os recursos do Tribunal.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS