Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Servidoras do TJMA participam de programação pelo Dia da Mulher

08/03/2024
Orquídea Santos

“Você consegue se ver no espelho? Como você se vê?”. Estas e outras perguntas foram citadas e analisadas na palestra desta sexta-feira (8/3), data que se comemora o Dia Internacional da Mulher, ministrada pela psicanalista, palestrante e empreendedora Nilde França, às servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão, no Salão do Pleno.

O evento foi realizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio das Diretorias de Recursos Humanos, Judiciária e de Informática.

Na palestra, Nilde França falou sobre “O sucesso é emocional e começa com o autoconhecimento”. Ela comentou que “saber quem você é, saber o que faz bem, quais são as suas habilidades e limitações, te levará a um objetivo claro na sua vida e quando se tem esse objetivo, você chega ao sucesso, porque o sucesso não é estático, cada pessoa tem a sua visão. Você terá sucesso a partir do momento que se encontra, a partir do momento que tem autoconhecimento”.

O presidente do Tribunal de Justiça falou do reconhecimento por todo o trabalho e atenção que geraram conquistas importantes para o Poder Judiciário de Maranhão. Conquistas no sentido de fortalecimento e de tutela dos direitos civis, dos direitos políticos, dos direitos sociais. “Falar das mulheres não é muito fácil para quem é homem, e sobretudo, homem como eu, como a grande maioria de nós, que teve uma educação machista, mas temos que ir melhorando no nosso dia a dia. A grande aventura da vida consiste em melhorar todos os dias, procurando nos educar, ser uma pessoa melhor, um profissional melhor, um pai melhor, um marido melhor”, frisou.

O desembargador Paulo Velten ressaltou que existe um estudo encomendado pelas Nações Unidas para demonstrar que a melhor política pela paz no mundo é a política da emancipação feminina. “A pesquisa mostra inclusive que, nos países em que a mulher é valorizada, é incentivada a avançar no processo emancipatório com igualdade de direitos, onde a mulher é protegida contra a violência e esses países costumam ser países que vivem em paz e mesmo quando esses países entram em guerra, saem mais rapidamente do que aqueles em que as mulheres não vivem essa mesma situação, não são protegidas, não têm direitos, são muitas vezes subjugadas”, ilustrou.

Na oportunidade, o presidente Paulo Velten citou que na sua gestão, entre as 10 diretorias, 5 são dirigidas por mulheres e que em 17 setores do Tribunal, entre chefias de divisão e coordenadorias, 11 são setores que tem à frente também mulheres.

“Esse dia é um dia muito importante de reconhecimento e de realmente reconhecer e ressaltar essa importância que a mulher tem, não só enquanto mãe, mas enquanto mulher mesmo, quanto profissional, quanto cidadã, participante da sociedade”, avaliou a diretora de Recursos Humanos, Milena Oliveira.

Veja mais fotos de Ribamar Pinheiro no flickr:

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4373

GALERIA DE FOTOS