Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Linhas telefônicas nas unidades do TJMA têm novas numerações

Todas as linhas telefônicas, tanto para o DDD 98 como 99, terão a numeração alterada, assumindo o novo prefixo 2055

30/11/2023
Ascom/TJMA

O processo de migração total do parque telefônico para a tecnologia VOIP (Voice over Internet Protocol) ou Voz sobre IP, que permite fazer e receber ligações por meio da conexão com a internet está chegando a sua reta final. Atualmente, a Diretoria de Informática e Automação (DIA) já concluiu a instalação de mais de 480 aparelhos, correspondendo a 90,0% das unidades.

Com a migração para o serviço de telefonia VOIP, as linhas telefônicas nas unidades judiciais e administrativas do Maranhão passarão a utilizar novas numerações.
Somente no mês de outubro, a equipe especializada esteve nas seguintes Comarcas: Colinas, Mirador, Paraibano, Pastos Bons, Passagem Franca, São João dos Patos, Buriti Bravo, Coroatá, Timbiras, Codó, Matões, Parnarama, São Francisco do Maranhão, Barão de Grajaú e na Comarca de Imperatriz nas Unidades do 1º Juizado Cível, 2º Juizado Cível, 2º Vara da Fazenda, 5 ª Vara Cível, Depósito Público, Juizado Especial Criminal Turma Recursal, Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Vara da Infância e Juventude. Além destas Comarcas, a equipe concluiu a instalação nas Comarcas de Alto Parnaíba, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Carolina, Riachão, São Domingos do Azeitão, Balsas, Estreito, Porto Franco, São Mateus, Lago da Pedra, Igarapé Grande, Poção de Pedras, Esperantinópolis, Joselândia, São Luís Gonzaga, Amarante do Maranhão, Montes Altos e Arame.

Já em novembro o trabalho continuou. As instalações dos telefones VOIP seguiram nas Comarcas de João Lisboa, Açailândia, Itinga do Maranhão, Pinheiro, São Pedro da Água Branca, Bacabal, Pedreiras, Presidente Dutra, Cantanhede, Caxias, Chapadinha, Itapecuru Mirim, Açailândia e finalizando o ano, em Dezembro, com a Comarca de Balsas, Timon, São José de Ribamar e Unidades Administrativas localizadas na Capital, no bairro da Alemanha. 

Quanto à região metropolitana de São Luís, em todos os Juizados Especiais da capital, do Termo Judiciário de São José de Ribamar e demais unidades que apresentavam interrupções constantes dos serviços telefônicos convencionais (analógicos), em função dos vandalismos e furtos de cabos telefônicos, a exemplo Vara de Execuções Penais, Central de Custódia e Inquéritos, UMF e Depósito Público, foi realizada a migração para o sistema de telefonia VOIP.

BENEFÍCIOS 

Com o novo sistema de telefonia, é possível realizar ligações entre todas as comarcas e unidades do PJMA via ramal e sem custo,o que resulta em  uma economia expressiva e  facilita a comunicação entre as unidades. Outro fator redutor de gastos é a desativação de diversos circuitos de voz e centrais telefônicas, já que o novo sistema irá se concentrar no Data Center instalado no Fórum de São Luís.

Em outubro de 2023, as  linhas telefônicas tradicionais (analógicas) do PJMA foram desativadas, pois o contrato deste tipo de serviço não foi licitado ou renovado. Com a  desativação dessas linhas e considerando que a comunicação entre as unidades será a custo "zero", estima-se uma economia na casa de aproximadamente  R$520.000 ao ano.

PRÓXIMOS LOCAIS

O processo de migração total do parque telefônico para a tecnologia VOIP ainda ocorrerá no Fórum de Imperatriz; na Sede do TJMA, Centro Administrativo, Fórum de São Luís, ESMAM e Fórum de Paço do Lumiar.

Atenção! Todas as linhas telefônicas, tanto para o DDD 98 como 99, terão a numeração alterada, assumindo o novo prefixo 2055.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS