Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA realiza programa de ambientação para estagiários(as) e residentes

27/02/2023
Ascom/TJMA

Estagiários, estagiárias e residentes jurídicos(as) do Tribunal de Justiça do Maranhão foram recepcionados, nesta segunda-feira (27), no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten; pelo chefe de gabinete da Corregedoria, Bernardo Rodrigues (desembargador aposentado), no ato, representando o corregedor-geral de Justiça, desembargador Froz Sobrinho; e por gestores(as) do Poder Judiciário.

A iniciativa integra o Programa de Ambientação – que acontece de 27 de fevereiro a 3 de março - para os aprovados, classificados e convocados pela Diretoria de Recursos Humanos, conforme (Edital EDT-GP nº. 001 de 31/10/2022).

O objetivo é promover a integração de estagiários, estagiárias e residentes jurídicos às suas funções, bem como disseminar orientações sobre o funcionamento do Judiciário, aspectos históricos e noções sobre a organização judiciária.

ABERTURA

Foto colorida horizontal mostra o o juiz diretor do Fórum, Raimundo Néris, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, o chefe de gabinete, Bernardo Rodrigues e a diretora de RH, Milena Oliveira, sentados em uma mesa no auditório. O presidente do TJMA está segurando o microfone e dialogando com o público.

Durante a abertura do Programa de Ambientação, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, cumprimentou os(as) novos(as) colaboradores(as) do Judiciário. “É sobretudo uma oportunidade que vocês vão ter para desenvolver os seus talentos”, pontuou o presidente.

“O sujeito que começa sua atividade profissional, seja como estagiário, estagiária ou residente jurídico, tem que ter todas as lâmpadas da consciência acesas, as janelas da consciência abertas, com humildade para o aprendizado. O nosso processo é de conhecimento, que pressupõe um estudo adequado de todas as etapas, de todos os procedimentos”, aconselhou o desembargador Paulo Velten.

O chefe de gabinete da Corregedoria, Bernardo Rodrigues (desembargador aposentado), participou da solenidade representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho. “Eu me emociono porque sei que vocês estão sentindo a alegria de começar a vida. Não percam esse passo, essa oportunidade, desenvolvam-se”, ressaltou o chefe de gabinete da Corregedoria.

Os estagiários, as estagiárias e residentes foram saudados pelo diretor do Fórum Des. Sarney Costa, juiz Raimundo Nonato Neris Ferreira. “Tenho a honra de dar as boas-vindas a todos os estagiários, todas as estagiárias e residentes, que estão tendo esse primeiro contato com o trabalho e com as pessoas com as quais irão se relacionar ao longo dos próximos anos”, afirmou o magistrado.

O residente jurídico Luís Anselmo falou sobre as suas expectativas na Justiça maranhense. “Eu espero que a minha experiência como residente, aqui no Poder Judiciário do Maranhão, seja muito enriquecedora, antes de tudo, e principalmente que a gente consiga aplicar o que a gente aprendeu na graduação e nos preparar ainda mais para ter bagagem para o futuro”, disse o residente jurídico.

Foto colorida horizontal mostra o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, em pé, vestido de terno azul, usando óculos e discursando ao microfone, no palco do auditório do Fórum, para estagiários, estagiárias e residentes do Tribunal, que estão sentados em poltronas. Algumas pessoas estão em pé no fundo do auditório. O local possui carpete cinza no chão e uma câmera filmadora em frente ao palco.

Na abertura da programação, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, abordou sobre o tema “Apresentando o Judiciário – Aspectos Históricos”; o diretor-geral Carlos Anderson Ferreira falou acerca do tema “Apresentando o Judiciário – Organograma”; o juiz Márcio Brandão, auxiliar da Presidência do TJMA e coordenador de Gestão Estratégica e Modernização, tratou sobre o Planejamento Estratégico do Judiciário; o presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJMA, desembargador Jorge Rachid, abordou a respeito do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça; a diretora de Recursos Humanos, Milena Oliveira, tratou a respeito da Diretoria de Recursos Humanos; a servidora Mary Iane Silva apresentou a Divisão de Seleção e Movimentação na Carreira; e o analista judiciário e assessor jurídico, Gustavo Castelo Branco, discorreu sobre o Código de Divisão e Organização Judiciária.

PROGRAMAÇÃO

As palestras e cursos serão ministrados no Auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) e, também, pela plataforma Zoom do TJMA (acesso por senha específica).

A ambientação consiste em atividades de capacitação com duração de 20 horas-aula (residentes jurídicos) e 15 horas-aula (estudantes de nível médio), que serão realizadas pela Escola Superior da Magistratura e Diretoria de Recursos Humanos, na modalidade semipresencial – com aulas presenciais (em São Luís) e a distância (para as demais comarcas), com transmissão ao vivo pelo canal EAD ESMAM do YouTube.

O programa prossegue com um cronograma de palestras, oficinas, vivências e apresentação institucional ministradas pelos representantes das diversas diretorias e coordenações do TJMA, além de instrutores internos especialmente convidados para capacitar os selecionados.

Além de conhecer os aspectos históricos e organizacionais do Judiciário, os participantes serão informados quanto aos seus direitos e deveres, importância do Código de Divisão e Organização Judiciária do Maranhão, e outras questões como: postura profissional, atendimento ao público, redação oficial e os sistemas eletrônicos administrativos e judiciais utilizados pelo TJMA.

Haverá ainda cursos sobre Noções e fluxos de trabalho na Secretaria Judicial e Gabinete, Procedimentos Cíveis e Penais, Lições de português para o serviço público, Apresentação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) - demonstração dos procedimentos de gabinete e realização de atividades práticas no ambiente de treinamento sistema. 

 

Acesse a programação completa da ambientação AQUI.

Confira o Álbum de Fotos no Flickr do TJMA.
 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370


      

 

GALERIA DE FOTOS