Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Lourival Serejo lança livro sobre atuação do Poder Judiciário na pandemia

A obra está disponível na Biblioteca do Tribunal de Justiça do Maranhão

15/02/2023
Mirela Nunes

O desembargador Lourival Serejo apresentou, na sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), no dia 8 de fevereiro, o livro “Crônicas das consequências da Covid-19 no Poder Judiciário do Maranhão”. A obra, que é uma edição sui generis (única), está disponível na Biblioteca da Corte estadual.  

A publicação reúne resoluções; portarias; ofícios do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus-ma); ofícios da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA); correspondências da presidência com a Secretaria de Saúde do Maranhão; mostruário de algumas das muitas ações judiciais; a decisão do lockdown no Maranhão (pioneira no Brasil); entre outros documentos. 

O ponto “mais dramático” do livro, segundo o desembargador, é um documento assinado por representantes dos três Poderes da República, no dia em que a pandemia atingiu o ponto mais crítico. Nesse período, o desembargador Lourival Serejo era presidente do TJMA.

“Esse é um livro para os pesquisadores do futuro encontrarem, na biblioteca do Tribunal, toda a dinâmica, as consequências e as dificuldades que foram enfrentadas pelo TJMA durante os dois anos de pandemia”, destacou o magistrado. 

O desembargador Lourival Serejo expressou o caráter futurológico da obra logo na introdução,
 por meio do poema “2084”, de sua autoria, que diz: “Hoje conto para os jovens o que aconteceu naquele ano de 20. Quando o mundo parou sem entender e para qual se refugiou em casa usando máscaras para sobreviver”. 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4373

 

GALERIA DE FOTOS