Cartórios no Ar

17/08/2021

O Cartórios no Ar é um projeto desenvolvido pela parceria entre a Corregedoria Geral da Justiça, Tribunal de Justiça e o Colégio Notarial do Brasil (MA). A iniciativa consiste em um programa semanal de entrevistas, que nasceu da necessidade de levar à população informações claras e em linguagem simples sobre os serviços cartorários disponíveis, destacando atribuições e competências específicas de cada área e como o cidadão pode acessá-los.

Além de cumprir uma função social importante, a iniciativa contribui para o aprimoramento e a otimização do Sistema de Justiça, uma vez que promove a desjudicialização. Nesse sentido, a promoção dos serviços cartorários possibilita o redirecionamento de demandas para uma via alternativa ao Judiciário com total segurança jurídica dos atos praticados.

O programa também possibilita maior integração e ampliação do diálogo entre a instituição Corregedoria e os cartorários, cumprindo a missão de acompanhamento, orientação e apoio do órgão na atividade extrajudicial. Além de alcançar o cidadão, o Programa também contribui para o aprimoramento e uniformização dos serviços extrajudiciais.

Atualemente o Programa é veiculado no YouTube da Corregedoria Geral da Justiça, na RadioWeb Justiça e no YouTube do Tribunal de Justiça.