Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Curso prático para desenvolvimento de projetos

Curso mostra como tirar ideias do papel e construir projetos voltados à geração de produtos inovadores para o TJMA

19/03/2024
Ascom ESMAM

De 18 a 22 de março, estão abertas as inscrições para o curso Desenvolvimento de Projetos - como tirar ideias do papel, ofertado pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM). A capacitação é voltada para as equipes do Tribunal de Justiça e será realizada a distância, com aulas síncronas (ao vivo) e assíncronas, em módulos que abordam desde o planejamento do projeto e seus elementos essenciais, com passo a passo da elaboração, cases de sucesso, atividades práticas e resultados.

As aulas acontecem de 3 a 18 de abril (30 horas-aula), na plataforma EAD ESMAM, tendo como formadora a professora Laiza Spagna. A certificação está condicionada à presença nas aulas síncronas (8 horas-aula) e cumprimento das atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (32 horas-aula). 

O objetivo é apresentar um conjunto de conhecimentos, habilidades, técnicas e ferramentas utilizadas para identificar problemas, idealizar soluções colaborativas, planejar e construir projetos voltados à geração de produtos inovadores para a instituição. Essa concepção está focada na concretização do princípio da excelência e alinhada com a estratégia do Poder Judiciário do Maranhão, que atua no aprimoramento de suas rotinas de trabalho para a entrega eficiente de serviços à população. 

As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema Tutor, na plataforma Sentinela.

Faça sua inscrição no AQUI

 

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS - plataforma EAD ESMAM - 21 h/a - Livre para realização das atividades na plataforma 

ATIVIDADES SÍNCRONAS (AO VIVO)

  • 8/4 - 9h às 12h 
  • 10/4 - 9h às 12h 
  • 12/4 - 9h às 12h 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. O que é um projeto
2. Problemas, objetivos, metas e indicadores
3. Ciclo de vida do projeto
4. Projetos, processos e programas
5. Modelo Canvas de Gestão de projetos
6. Delimitando o problema que se deseja enfrentar
7. Estruturando o enfrentamento ao problema
8. Resultados esperados

SOBRE A FORMADORA

Laiza Spagna é socióloga, advogada, assessora jurídico-legislativa do Governo do Distrito Federal, especialista em Direito Legislativo e Sistema de Segurança Pública e Justiça Criminal, mestre em Justiça Restaurativa, com experiência acadêmica nas áreas de sistema prisional, sistemas de garantias de direitos sociais, direitos humanos, questões de gênero, políticas públicas, gestão por resultados e terceiro setor.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram/Threads: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98)2055 2800/2801

 

GALERIA DE FOTOS