Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Relação entre felicidade e produtividade é tema de curso da ESMAM

Iniciativa integra as ações do Plano de Logística Sustentável do TJMA voltadas para a qualidade de vida de magistrados(as) e servidores(as)

30/11/2023
Ascom ESMAM

Como forma de garantir o bem-estar dos funcionários e criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo no âmbito do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o Núcleo de Gestão Socioambiental do Judiciário, em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos, promoveu o curso Compliance Happiness Office (gestão executiva da felicidade, numa tradução livre). 

A iniciativa está pautada no Plano de Logística Sustentável (PLS-PJMA 2021-2026). O juiz auxiliar da presidência e presidente da Comissão Gestora do PLS em exercício, Márcio Brandão, explicou que o foco está no indicador de qualidade de vida dos servidores(as) e magistrados(as) - e na Resolução 400/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário. 

A capacitação foi realizada nos dias 23 e 24 de novembro, com o apoio da Escola Superior da Magistratura, no Centro Administrativo do TJMA, reunindo profissionais de setores estratégicos, além dos que atuam na elaboração e execução da política de pessoas e da área de saúde laboral, responsáveis por avaliar e prevenir riscos psicossociais gerados no ambiente de trabalho. 

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAIS 

Com abordagem teórica e prática, o curso foi ministrado pela engenheira ambiental e especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Maria José Britto Jefres. Para a formadora, é importante entender que, no ambiente corporativo, não é suficiente se ter os melhores profissionais. É necessário investir na integração das pessoas para que o setor funcione em harmonia. 

 

 

Especialista em Liderança e Avaliação Comportamental 360, a formadora tratou sobre clima e cultura organizacionais aliados à saúde e segurança psicológica no trabalho, destacando fatores que revelam a relação direta entre Compliance (cumprimento de regras e normas legais), saúde mental e economia nas empresas ou instituições. 

Para a facilitadora, as pessoas são as únicas capazes de transformar a instituição ou empresa, mas estão sujeitas a problemas nem sempre fáceis de identificar, como a insatisfação profissional ou financeira, questões pessoais com colegas de trabalho e outros.

“A produtividade está, de alguma forma, relacionada a um ambiente de trabalho saudável. Ampliar a satisfação dos funcionários e a qualidade de vida é, consequentemente, melhorar a produtividade e a entrega de resultados - um trabalho que deve ser feito de forma orientada, com estratégias aplicadas pelo setor de Recursos Humanos”, concluiu. 

Maria Jefres ressaltou as inúmeras ações e programas já desenvolvidos pelo TJMA prevendo o desenvolvimento de uma cultura organizacional geradora de clima e ambientes de trabalho salutares, salubres, felizes, criativos e seguros. “Foram momentos de muita partilha, aprendizado e que geraram ao time algumas ‘tarefas para casa’, junto com novas ideias e novos projetos a serem implantados, agregando ainda mais valor ao que o Tribunal já pratica com excelência”, pontuou.

PROJETO

Durante a capacitação, a turma foi desafiada a montar equipes de trabalho aleatórias, a partir do Modo Draft, utilizando mecanismos de gestão da cultura de saúde no trabalho. Também foram considerados os fatores da Great Place to Work (GPTW) e das diretivas da ISO 45003 - Saúde e Segurança Psicológica no Trabalho - sistema International Organization for Standardization (ISO).

Ao final, as equipes apresentaram projetos práticos com padrões internacionais de gestão de pessoas e de cultura organizacional para segurança psicológica, construídos a partir da avaliação de cenário e criação de um modelo com pontos de melhorias internas. 

 

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS