Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Tribunal promove curso de brigada voluntária em São José de Ribamar

Militares do Corpo de Bombeiros, integrantes da Diretoria de Segurança Institucional, realizaram o curso de formação teórica e prática de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio 

27/11/2023
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio de sua Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar, promoveu o Curso de Brigada Voluntária, que consiste em formação teórica e prática de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, no Fórum do Termo Judiciário de São José de Ribamar, na última quinta-feira (23/11).

Ao abrir o curso, o juiz Júlio César Lima Praseres, diretor do Fórum, destacou a importância de investir no treinamento e capacitação de equipes de combate a incêndio, para garantir a segurança de pessoas e patrimônios. “Ao realizar esses treinamentos, as equipes estarão preparadas para enfrentar situações de incêndio de forma eficiente e segura”, disse o magistrado.

O Curso de Brigada Voluntária tem o objetivo de capacitar servidores(as) efetivos(as), comissionados(as) e terceirizados(as) em medidas iniciais de primeiros socorros e combate a incêndio. As aulas foram ministradas por militares do Corpo de Bombeiros: tenentes Helton Loyola e Sarges Castro, e o sargento Elismar Sousa, com a colaboração dos sargentos Jardel Aires e Leônidas Martins.

Na parte prática, os(as) servidores(as) participaram de exercício simulado, com saída do ambiente de serviço até a parte externa do Fórum, onde tiveram contato direto com um incêndio controlado e aprenderam a manusear os tipos de extintores para controlar o fogo, além de debelar um princípio de incêndio em botijão de gás.

No final do curso, os(as) servidores(as) participaram de um simulado de emergência, em que tiveram que deixar o Fórum, colocando em prática todo conhecimento adquirido durante o curso, para promover o abandono seguro do prédio, com movimentação e transporte de vítimas.

O 1º tenente Helton Loyola destacou que a formação da Brigada de Incêndio voluntária é ação estratégica da Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar, intermediada pela Supervisão de Prevenção e Combate a Incêndio, quanto às metas do Plano de Logística Sustentável do TJMA, que tem o objetivo formar brigadistas, circunstância que aumenta o nível de segurança dos(as) usuários(as).

Os participantes do curso receberam um broche e certificação como “Brigadista de Incêndio Voluntário. O encerramento do curso foi feito pelo coronel Alexandre Magno, Diretor de Segurança Institucional.

A Comissão Permanente de Segurança Institucional do Tribunal (CPSI) tem como presidente o desembargador Sebastião Bonfim. 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS