A presidente do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargadora Sônia Amaral Fernandes Ribeiro, participou na última sexta-feira (01), da II Jornada Jurídica da Faculdade Supremo Redentor (FACSUR), realizada na cidade de Pinheiro. Na ocasião, a magistrada realizou palestra que abordou questões sobre o tratamento da vítima no sistema de justiça brasileiro.
A fala da desembargadora destacou aos participantes os desafios e avanços no tratamento das vítimas, pontuando a importância de um sistema mais humanizado e sensível às necessidades das mesmas.
A jornada também contou com a participação do advogado criminalista Daniel Achutti, reconhecido por sua pesquisa contínua sobre justiça restaurativa. Com base em sua experiência prática e pesquisas na área, o advogado apresentou uma perspectiva sobre como a justiça restaurativa pode ser inovadora, apontando possibilidades e os benefícios da justiça restaurativa no cenário jurídico brasileiro.
Além das palestras, a II Jornada Jurídica da FACSUR também marcou o início das tratativas para a instalação do Centro de Justiça Restaurativa (CJR) e do Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV) na comarca de Pinheiro.
O evento contou com a presença do juiz e da comarca de Pinheiro, Carlos Alberto Matos Brito e Arianna Rodrigues de Carvalho Saraiva; da servidora do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa, Antonilda Oliveira, além de estudantes e profissionais de direito.
Agência TJMA de Notícias
(98) 3198-4370