Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA participa do 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário

O ENABIJUD reuniu mais de 200 profissionais do ramo jurídico e de bibliotecas nos dias 16 e 17 de março em Brasília

24/03/2023
Natasha Olenka

Bibliotecárias do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participaram do 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (ENABIJUD). O evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça- CNJ e pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região - TRF  ocorreu  no Centro de Treinamento da Justiça Federal – CENTREJUFE nos dias 16 e 17 de março em Brasília.

O ENABIJUD reuniu mais de 200 profissionais do ramo jurídico e de bibliotecas, com a finalidade de compartilhar boas práticas de gestão, inovações e arquitetura da informação, discutindo o futuro das bibliotecas e fomentando o debate para o atendimento às necessidades estratégicas dos tribunais.

As representantes do TJMA no evento foram Rosa Garcia e Cintia Andrade (TJMA); Janeide (Fórum); Joseane Cantanhede, Jakelina Portugal e Manoelle Santos (Esmam).

Para Cintia Andrade, coordenadora da Biblioteca do TJMA, o evento foi essencial para reflexão e aprimoramento das práticas desenvolvidas pelas bibliotecas do Poder Judiciário do Maranhão quanto à inovação, biblioteca digital, arquitetura da informação e o alinhamento com o planejamento estratégico desta corte de justiça.

A cerimônia de abertura contou com a participação do diretor da revista do TRF1, desembargador federal Ney Bello, representando o presidente do Tribunal; da conselheira do Conselho Nacional de Justiça Salise Monteiro Sanchotene; do juiz de direito do Tribunal de Justiça de São Paulo Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname); juiz federal em auxílio à Corregedoria Nacional da 1ª Região, Ilan Presser, e da coordenadora do 1º Encontro Nacional, a diretora da biblioteca do TRF 1ª Região, Marília Mello.

A palestra inaugural teve o título “A Biblioteca de Babel: conhecimento e poder no Judiciário” abordando o tema sob a luz de uma perspectiva literária, o desembargador federal Ney Bello baseou sua fala em metáforas das obras do célebre escritor Jorge Luís Borges como “A Biblioteca de Babel”, “Funes”, o “Memorioso” e “O Aleph”. A partir dessas metáforas, falou sobre as necessidades que identifica na atualidade. 
 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4373

 

GALERIA DE FOTOS