Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA lança guia metodológico sobre gerenciamento de projetos estratégicos

14/12/2022
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão - por meio da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM) e do Escritório de Gestão de Projetos Estratégicos (EGP) - lança o Guia Metodológico Gerenciamento de Projetos Estratégicos do PJMA.

A publicação está disponível em formato eletrônico (e-book), para consulta e download, a magistrados(as), servidores(as) envolvidos(as) ou interessados(as) no tema. O documento pode ser acessado no Portal do Poder Judiciário do Maranhão e também no hotsite da Estratégia do PJMA, na seção correspondente ao EGP, e será atualizado quando necessário.

O guia é um documento informativo que visa instituir e difundir a cultura de gerenciamento de projetos estratégicos, no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão (PJMA), oferecendo de forma organizada a servidores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário que atuem como gestores(as), patrocinadores(as) ou membros(as) de equipes de iniciativas estratégicas, o acesso aos principais conceitos ligados ao seu gerenciamento, ao método e aos processos de trabalho adotados pelo EGP para monitorar a execução dos projetos e seus resultados.

Na apresentação do guia metodológico, o gestor do Escritório de Gestão de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ericeira Valente, ressaltou a importância de normativos recentes do Poder Judiciário do Maranhão, voltados para a área de Gestão Estratégica.

“O PJMA evolui gradativamente na maturidade de sua gestão administrativa, como bem demonstram a sua história e inúmeras conquistas e avanços importantes alcançados ao longo desses 209 anos de existência, a exemplo dos normativos recentes que instituem e regulamentam a Política de Gestão Estratégica do PJMA, o Planejamento Estratégico e o Escritório de Gestão de Projetos Estratégicos (EGP)”, frisou.

Dentre os normativos citados na publicação, estão a Resolução GP nº 44/2021, que instituiu o Planejamento Estratégico do PJMA para o ciclo 2021-2026 e definiu os 43 projetos estratégicos para o sexênio, dentre os quais figuram o projeto P. 25 de implantação do EGP, que foi instituído por meio da Resolução GP nº 17/2022; e ainda a Resolução nº 93/2021, que estabeleceu a Política de Gestão Estratégica, no âmbito do PJMA.

O intuito do guia metodológico é auxiliar gerentes de projetos estratégicos e equipes na elaboração de suas propostas, bem como orientá-los na condução de todas as etapas do trabalho nos projetos, tendo como referência o Guia PMBOK® - Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – 6ª edição, publicado em 2018 pelo PMI - Project Management Institute, um referencial internacional em processos e procedimentos aceitos nessa área.

Rodrigo Ericeira Valente enfatizou a relevância da publicação lançada e produzida pela equipe do Escritório de Gestão de Projetos Estratégicos. “Uma metodologia padronizada é importante para evitar desvios de interpretação e se alcançar os resultados esperados com as iniciativas estratégicas definidas e aprovadas, sendo fundamental seguir a metodologia e os padrões definidos, no guia, que serão constantemente melhorados”, destacou.

ESTRUTURAÇÃO

O Guia Metodológico Gerenciamento de Projetos Estratégicos do PJMA está estruturado em sete partes. Na introdução, é apresentado o projeto de implantação da metodologia de gerenciamento de projetos do PJMA, materializado no projeto estratégico P. 25, além de todo o caminho percorrido ao longo de nove meses de intenso trabalho da equipe envolvida a partir do aditivo ao contrato celebrado anteriormente com a Falconi Consultores, para implantação do EGP e aquisição do sistema eletrônico de gerenciamento, o Actio.

No decorrer dos capítulos, são apresentados os principais conceitos sobre o gerenciamento de projetos estratégicos, bem como os principais atores envolvidos no desenvolvimento dessas iniciativas. Também são abordados aspectos básicos sobre a governança de projetos estratégicos, enfatizando os atores e principais atuações de acordo com o ciclo de vida, ou seja, da concepção, passando pelo planejamento, execução e encerramento de projetos por nível de gestão.

Uma última seção trata detalhadamente sobre a metodologia e os processos de trabalho adotados pelo EGP para o gerenciamento dos projetos estratégicos do PJMA, considerando o seu ciclo de vida.

EQUIPE

A publicação foi elaborada por meio da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM) e do Escritório de Gestão de Projetos Estratégicos (EGP). Atualmente, o coordenador de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA é o juiz Márcio Castro Brandão.

A Comissão Técnica do projeto é formada por Bianca Giordana (Assessora Especial de Gestão Estratégica e Modernização), Mônica Teresa (Assessora de Gestão Estratégica e Modernização), Ernane Candeira (Chefe da Divisão de Planejamento).

O documento foi elaborado pela equipe do Escritório de Gestão de Projetos Estratégicos: Rodrigo Valente (Gestor), Ernane Candeira, Káty Maria Nogueira e Vanessa Alexsandra Souza. A capa foi assinada por Guilherme Azevedo Seba. O processo de editoração e o projeto gráfico do guia metodológico foram assinados pelo servidor e designer da Assessoria de Comunicação da Presidência do TJMA, Carlos Eduardo Sales.

 

Confira, abaixo, o Guia Metodológico Gerenciamento de Projetos Estratégicos do PJMA.

 


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS