Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Jornada da Leitura no Cárcere inicia nesta terça (21)

O evento ocorrerá entre os dias 21, 22 e 23 de setembro de 2021

20/09/2021
Ascom/TJMA

Visando trabalhar em uma série de iniciativas para desenvolver políticas judiciárias, a Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão (UMF/TJMA), informa que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), desenvolve a “Segunda Edição da Jornada da Leitura no Cárcere”, no âmbito do eixo de Cidadania do "Programa Fazendo Justiça".

O evento possui parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ação é uma iniciativa prevista no Termo de Cooperação Técnica com o Observatório do Livro e da Leitura, que ocorrerá gratuitamente e em formato 100% on-line, entre os dias 21, 22 e 23 de setembro de 2021, das 14h30 às 17h (horário de Brasília).

Podem participar servidores do sistema penitenciário, judiciário, população privada de liberdade, servidores e voluntários ligados a educação prisional, egressos do sistema, sociedade civil, entre outros.

São objetivos da Jornada de Leitura identificar, refletir, dar visibilidade e disseminar as boas práticas sociais de leitura existentes no sistema carcerário brasileiro; bem como desenvolver e atualizar a formação de educadores e monitores que atuam no sistema prisional, além de formar pessoal e voluntários para apoiar a ampliação da rede de projetos de leitura na prisão.

O evento é uma oportunidade imprescindível para aprimorar e qualificar os profissionais que atuam em projetos de leitura no sistema carcerário, a partir das exposições e reflexões sobre práticas bem sucedidas e trocas de experiências, bem como para preparar mais pessoas para atuar com esse tema e, assim, expandir as ações que permitem a remição das penas por livros lidos, que é uma pauta importante para o CNJ.

A programação da Jornada da Leitura no Cárcere, além das reflexões sobre o tema, terá uma mostra de algumas das principais práticas de promoção da leitura no sistema prisional brasileiro.

O CNJ convida para participar do referido evento, destacando especialmente a mesa de apresentação da “Nota Técnica Conjunta DEPEN e CNJ com orientações para efetiva implementação da Resolução CNJ n° 391/2021”, que estabelece procedimentos para a remição de pena pelas práticas sociais educativas, a qual o ocorrerá no dia 22 de setembro de 2021, das 14h30 às 15h10

As inscrições devem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/k6nfPFoo7NDSj2Py7.
 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS