Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

TJMA inicia trilha de formação em liderança ESG

Programa foi concebido para estruturação das governanças setoriais do TJMA

Publicado em 12 de Abr de 2023, 15h35. Atualizado em 13 de Abr de 2023, 15h21
Por Ascom ESMAM

Gestores, gestoras, servidores e servidoras de setores estratégicos do Tribunal de Justiça do Maranhão iniciaram as atividades da Trilha de Formação em Liderança ESG. O objetivo da capacitação é analisar o contexto, conceitos e estratégias organizacionais aliadas à sustentabilidade, gestão de riscos, compliance e à agenda denominada ESG (Environmental, Social and Governance) – ou, em português: Ambiental, Social e Governança, que diz respeito às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização corporativa.

A iniciativa é promovida pelo Núcleo Socioambiental, Diretoria Geral e Auditoria Interna do TJMA, com o apoio pedagógico da Escola Superior da Magistraura (ESMAM). 

Nessa primeira fase, a capacitação aborda sobre as competências requeridas à liderança no contexto de constantes mudanças, destacando a complexidade do exercício da liderança diante da adesão ao modelo de Gestão ESG, a importância da inteligência emocional no desempenho das equipes e as tarefas e entregas inerentes ao modelo de gestão com ferramentas de ESG, sobre o qual o TJMA pretende alinhavar suas ações. 

O curso tem duração de 48 horas-aula, divididas em três módulos sequenciais ministrados nos dias 11 e 12 de abril (Módulo 1 - Liderança e Gestão de Equipes), 16 e 17 de maio (Módulo 2 - Modelo de Gestão ESG), e 13 e 14 de junho (Módulo 3 - Práticas ESG no dia a dia das Organizações).

Participa como formadora a professora Francianne Baroni Zandonadi, doutora em Biociência, mestre em Saúde Coletiva, com MBA em Gestão Empresarial, Compliance e Gestão de Riscos, pela Fundação Getúlio Vargas.

GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE

Na abertura das atividades, Francianne destacou a necessidade de preparar os agentes que têm o papel de propagar a política da sustentabilidade na organização, e que ESG é um sistema a ser implementado a partir da estruturação dos líderes. "Sem a liderança e sem a gestão a não se consegue entregar a agenda que está inserida dentro de um modelo de gestão ESG, visto que é transversal, é uma competência a ser assumida por todos. Antes de falarmos de metas e indicadores ambientais, sociais e de governança corporativa, que o TJMA precisa entregar, devemos alicerçar os mecanismos de liderança desse time. É treinar pessoas para lidar com pessoas, para que se tenha uma gestão melhorada e, assim, é possível colocar qualquer pauta em ação”, explicou.

Para a pesquisadora, o mundo está em transformação rumo à economia verde, inclusiva e atenta aos direitos humanos, e é importante que o Judiciário esteja atento a essas mudanças. Ela ressaltou que a adoção de práticas ESG é benéfica para os negócios privados e públicos e que qualquer ação em direção oposta significa perda de eficácia, eficiência, competitividade e prejuízos em todos os setores. "É fundamental construir um modelo amplo e inclusivo, que valorize a diversidade sociocultural e ecológica, reduza as desigualdades sociais e regionais e na formação de consensos entre órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e setores empresariais”, complementou.

TRILHA ESG

Além da conceituação de liderança e seus desdobramentos, tendências e competência, a formação trabalhará a vertente da Ética aplicada ao cargo, às equipes e à organização, bem como os riscos de comportamentos antiéticos. Haverá, ainda, enfoques sobre a importância da comunicação eficaz, políticas de diversidade, alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho, eventos e práticas de Gestão ESG.

 

Mariana Clementino explicou sobre a concepção da trilha de formação

De acordo com a sub-diretora geral do TJMA, Mariana Clementino, o projeto estratégico do Judiciário, na matriz de gestão de riscos, detectou a necessidade de formação dos gestores e das equipes para uma liderança voltada à sutentabilidade. Porém, na atual gestão, a ideia foi aprofundada, deixando de ser algo pontual, voltado à gestão de riscos, para alcançar outros eixos, como: Governança,  Integridade, Resolutividade e Transparência (GRIT).

"Daí surgiu a Trilha de Formação em Liderança ESG, na qual vamos conceber o desenho de cada unidade administrativa, principalmente daquelas cujas atribuições geram maior impacto na organização - contratações, obras, recursos financeiros, TI e pessoas, e outras que são transversais, estruturando a gestão em governanças setoriais", explicou.

 

 

 

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

 

GALERIA DE FOTOS