Magistrados(as) e servidores(as) de todas as áreas do Tribunal de Justiça podem se inscrever, até 26 de agosto, no curso Limites da liberdade de expressão no direito brasileiro e no direito comparado, que será ofertado pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão, na modalidade presencial, no dia 23 de setembro, na sede da ESMAM (Rua Búzios sn - Calhau), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h, com duração de 8 horas-aula.
A proposta da capacitação é orientar sobre os procedimentos legais, jurisprudenciais e doutrinários a serem observados pelo Judiciário, quando acionado para decidir se determinado posicionamento, fala ou postagem deve ser coibido e se o emitente deve ou não ser responsabilizado civil ou criminalmente.
Para o formador, advogado Rodolfo Viana Pereira, é necessário resgatar a adequada compreensão acerca do status constitucional da liberdade de expressão, bem como de seus limites normativos, a partir dos enfoques complementares: legislativo, jurisprudencial e doutrinário, com apoio do direito comparado. "Em uma sociedade imersa nas redes sociais e usuária de potentes de comunicação em massa, a questão ganha ainda mais relevância, pressionando a jurisdição a uma tomada de posição estável e justificada", observa.
Diante disso, o curso propõe-se a capacitar os participantes na construção de uma fundamentação normativa adequada para solucionar demandas envolvendo limitação da liberdade de expressão e eventual responsabilização cível e criminal derivada, além de definir os conceitos normativos de discurso de ódio, fake news, tratamento discriminatório e desinformação, debater casos concretos paradigmáticos envolvendo a temática e aprimorar a fundamentação jurídica na resolução de casos envolvendo a temática.
Faça sua inscrição AQUI ou pela plataforma Sentinela, Sistema Tutor.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
SOBRE O FORMADOR
Rodolfo Viana Pereira é advogado, doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra, mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado em Direito Eleitoral e Administração de Eleições pela Universidade de Paris II, e em Ensino a Distância pela Universidade da Califórnia, (Irvine). Professor da UFMG, na graduação, mestrado e doutorado, em colaboração técnica com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Sócio da MADGAV Advogados, membro fundador e primeiro Coordenador Geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP).
Núcleo de Comunicação da ESMAM
esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma
(98) 3235 3231