Para promover maior clareza sobre as complexidades da liberdade de expressão e a compreensão sobre equilíbrio e riscos trazidos pela desinformação na atualidade, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realizará, no próximo dia 31 de outubro, às 10h, a palestra Liberdade de Expressão na Era da (Des)informação.
O evento acontece no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA). As vagas estão disponíveis para magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), além do público externo.
A iniciativa visa incentivar a reflexão aprofundada sobre o impacto da desinformação nas plataformas digitais e os desafios que representa para a liberdade de expressão. Será possível analisar como o avanço da era digital, considerado um catalisador para o fortalecimento democrático, permitiu que uma variedade maior de vozes pudesse ser ouvida. Entretanto, a disseminação de informações falsas e manipuladas alterou essa expectativa, criando um cenário de confusão e incertezas.
A palestra destacará ainda os efeitos da desinformação na sociedade moderna e como os profissionais da justiça, bem como o público em geral, podem lidar com essas questões. O enfoque será dado a partir de uma perspectiva sociológica, embasada em dados concretos e conduzida de forma neutra, livre de influências ideológicas, buscando trazer clareza sobre as complexidades da liberdade de expressão no contexto atual.
INSCRIÇÕES
As inscrições para participar do evento estarão abertas até 24 de outubro, e podem ser feitas on-line, por meio dos seguintes links:
PALESTRANTE
André Gustavo Corrêa de Andrade é desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Mestre em Direito, ex-promotor de Justiça, e atualmente leciona Direito Civil e Processo Civil na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Além disso, é autor do prestigiado livro “Dano Moral e Indenização Punitiva”, obra que explora aspectos relevantes da reparação de danos no cenário jurídico brasileiro.
Com uma vasta experiência no campo jurídico e acadêmico, o desembargador trará uma análise profunda e bem fundamentada sobre os temas abordados, enriquecendo o debate com sua perspectiva especializada.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800