Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedoria da Justiça entrega sala de acesso a serviços judiciários em Santeiro

INCLUSÃO DIGITAL E ACESSO À JUSTIÇA

27/09/2023
ASSCOM CGJMA

O Programa “Justiça de Todos”, que oferece acesso virtual aos serviços judiciários em cidades onde não há fórum, chegou ao povoado de Santeiro, situado na área da Comarca de Viana, na região da Baixada Maranhense. Esta é a 114º ponto de inclusão digital entregue pela Corregedoria Geral da Justiça no Maranhão.

No prédio onde funciona a Unidade Básica de Saúde, a Corregedoria do Judiciário, em parceria com a Prefeitura Municipal, instalou uma sala com computador e conexão com internet, para que os moradores do povoado acessem, a distância, os serviços oferecidos pelo Fórum, em Viana.

Na sala, as pessoas que utilizam os serviços do Fórum vão poder participar de audiências por vídeo, consultar processos, utilizar o “Balcão Virtual” da Justiça e acessar outros serviços, sem precisar se deslocar até o Fórum, situado na sede da Comarca. Por meio da internet, o cidadão também poderá tratar do seu processo com promotores de Justiça, defensores públicos e advogados.

Na solenidade de inauguração, o corregedor-geral da Justiça, Froz Sobrinho, firmou “Acordo de Cooperação Técnica” e testou o funcionamento do serviço, com a participação do prefeito municipal, Carlos Cidreira, e da juíza Tereza Palhares Nina, coordenadora de planejamento e inovação da Corregedoria e do projeto “Justiça de Todos”.

Também participaram da solenidade as juízas Odete Mota Trovão (1ª Vara), diretora do Fórum de Viana, e Carolina de Sousa Castro (2ª Vara), a presidente da câmara municipal, Laurifrancy Gomes, secretários municipais e servidores.

O corregedor Froz Sobrinho destacou os benefícios da parceria que tornou realidade o projeto para os vianenses de Santeiro, que vão poder resolver suas demandas com a Justiça, sem precisar estar presente no Fórum de Viana, de forma mais prática e econômica para as partes.

PROGRAMA JUSTIÇA DE TODOS

Por meio do Programa “Justiça de Todos”, a Corregedoria do Judiciário aproxima a Justiça do cidadão, promove a inclusão digital dos usuários dos serviços forenses e amplia o acesso aos serviços dos Fóruns para regiões remotas dos municípios situadas na área de atuação das comarcas.

Para aderir ao projeto, o Município maranhense deve solicitar a parceria com Corregedoria do Judiciário e firmar o acordo que possibilitará compartilhar espaço físico, equipamentos e programas de informática, e ponto de conexão à internet, que são necessários para que os moradores acessem os serviços da Justiça. 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS