Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Workshop discute soluções para melhoria de unidades interligadas de registro civil

SOLUÇÕES INOVADORAS

Publicado em 17 de Abr de 2023, 12h04. Atualizado em 24 de Mai de 2023, 17h05
Por Helena Barbosa

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) realizou, em parceria com o ToadaLab, Laboratório de Inovação do PJMA, o “I Workshop das Unidades Interligadas”, nos dias 13 e 14 de abril, para discutir e encontrar soluções para problemas no funcionamento de unidades de registro civil instalados em maternidades maranhenses, com o objetivo de tornar o serviço mais eficiente.

Participaram do workshop 26 pessoas, dentre registradores e funcionários do serviço extrajudicial de registro civil de pessoas naturais, diretores e assistentes sociais das maternidades Materno-Infantil, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha e operadores das Unidades Interligadas.

O workshop buscou compreender as dificuldades encontradas por algumas unidades interligadas com deficiências em seu funcionamento e baixo índice de registro civil, que foram identificadas em pesquisa realizada pelo Núcleo de Registro Civil da CGJ-MA.

A ação integra os projetos de combate ao sub-registro no Maranhão - de 5,36%, pela Corregedoria do Poder Judiciário.

MODELO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PARA UNIDADES INTERLIGADAS

Durante os trabalhos, foram aplicadas técnicas de “Mapa da Empatia”, “Canvas” e F.O.F.A (SWAT), na análise e na busca de solução dos problemas e criado um modelo de estrutura organizacional a ser aplicado junto às unidades deficitárias, a fim de que obtenham melhor desempenho.

O juiz Ferdinando Serejo, coordenador do Toada Lab, enfatizou a importância do ambiente de inovação, focado nas pessoas, em que as ideias, somadas às ferramentas aploicadas, fazem o trabalho fluir.

Segundo a juíza Jaqueline Caracas, coordenadora do Núcleo de Registro Civil, o workshop teve um resultado acima da expectativa e a partir de agora, será trabalhado, junto ao Toada Lab, a aplicação do novo modelo organizacional junto às unidades interligadas, a fim de melhorar o desempenho dos serviços prestados.

“A equipe convidada trabalhou de forma muito integrada, mostrando a importância da atuação em rede nesse trabalho. Houve uma forte sensibilização de todos para a importância desse projeto e para o quanto ele representa de avanço no enfrentamento ao sub-registro”, disse a juíza.

O treinamento foi realizado pelo Núcleo de Registro Civil, no espaço de inovação da Universidade Ceuma, que cedeu o espaço para realizar o evento, em parceria com o Laboratório Toada Lab, que formatou o curso e aplicou a metodologia de design thinking (solução de problemas com base no design).

“"O primeiro momento consistiu na sensibilização e conscientização sobre o alto índice de sub-registro no Maranhão. A ausência de Registro de Nascimento torna invisíveis essas pessoas para a sociedade, inviabilizando o seu acesso à saúde eletiva, educação e outros direitos fundamentais. Durante o curso extraímos dados sobre a realidade atual, por meio das ferramentas de inovação e diagnosticamos como é possível melhorar o fluxo organizacional das Unidades interligadas. A segunda parte do projeto consiste em redesenhar esse fluxo de trabalho para padronizar os procedimentos, de modo que este modelo possa ser expandido para atender todo o Maranhão”, explicou a servidora Martina Lobato, da 3ª Vara da Fazenda Pública, que ministrou o treinamento.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS