Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Cinquenta oficiais e oficialas do TJMA participaram do IV CONOJUS

24/03/2023
Valquíria Santana

Cinquenta oficiais e oficialas do Tribunal de Justiça do Maranhão – capital e interior - participam do IV Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça (Conojus), encerrado nesta sexta-feira (24), em Teresina (Piauí). Foi o segundo estado a enviar o maior número de participantes para o evento. A maior delegação foi do Ceará, com cerca de 60 pessoas.

Realizado no Blue Tree Towers, Rio Poty, na capital piauiense, a quarta edição do Conojus foi organizada pela Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus) e Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Piauí (Sindojus-PI). Durante dois dias (23 e 24) foram discutidas questões relevantes sobre as novas perspectivas e atribuições da carreira face à virtualização, além de debater melhorias na prestação jurisdicional. 

O presidente da Fesojus, Eleandro Alves, destacou o grande número de participantes do TJMA no evento. “Isso é uma demonstração da união de vocês no Maranhão para ter resultados nos pleitos. A federação sempre estará à disposição para auxiliá-los no que for necessário”, afirmou. Dos 50 integrantes da caravana maranhense no IV Conojus, 15 são da Central de Mandados da Comarca da Ilha (CENMAN).

O supervisor da CENMAN, Charles Pimentel, afirmou que o congresso também foi uma oportunidade para conhecer supervisores de outras centrais no país e o trabalho desenvolvido nessas unidades. “Além de ter conhecimento das tendências nacionais, dos sistemas a serem desenvolvido pelo CNJ e tribunais e dessa convivência com os pares”, destacou. Segundo ele, a participação expressiva do Maranhão no evento mostra que todos estão empenhados em adquirir conhecimento e atualizados com os temas relativos ao trabalho da categoria. Destacou, ainda, o apoio recebido da Presidência do TJMA, Corregedoria (CGJ) e da Coordenação da CENMAN.

Emanuela Paz Ribeiro, oficiala de justiça na 2ª Vara Cível da Comarca de Caxias, disse que foi um momento de trocar experiência, ter acesso a tendências e novidades da área e conversar com profissionais para melhorar a atuação profissional. Helcilene Almeida, da CENMAN da Ilha de São Luís, contou que está se sentindo revigorada com as discussões realizadas no congresso. “A grandiosidade do evento e o alto nível dos palestrantes fizeram-me ressignificar a importância da nossa função para a efetividade da Justiça. Essa troca de experiência e de conhecimentos atualizados são importantes para melhorar minha qualificação profissional e o maior beneficiário disso é o jurisdicionado que receberá de volta uma oficiala ainda mais comprometida com a excelência do trabalho que presta à sociedade”, concluiu

Jaqueline Varão, oficiala da Comarca de Colinas, que participou pela primeira vez do Conojus, destacou a importância dos temas abordados, segundo ela, extremamente relevantes para a evolução da categoria. Todos deveriam participar desse importante canal de conhecimento”, acrescentou.

DEBATES

Foram discutidas temáticas como oficial de justiça é o elo diário entre a justiça e o jurisdicionado; comunicações eletrônicas - respeito aos princípios constitucionais da dignidade humana, do devido processo legal, da legalidade e da eficiência em contraposição a industrialização irregular da revelia; central de mandados, novas tendências e projetos desenvolvidos pelos setores; oficial de justiça: agente de inteligência e execução do Poder Judiciário. Também foi debatida sobre a importância e a atuação da mulher no Judiciário atual, com destaque para a política nacional de incentivo à participação institucional feminina, estabelecida pelo CNJ por meio da resolução 255/2018.

No último dia do congresso, foram apresentadas estratégias para a solução dos principais desafios do oficial de justiça; a situação atual da categoria; saúde mental, autoestima e valorização à vida. As inovações tecnológicas no Judiciário também tiveram destaque no IV Conojus. O evento foi encerrado com o debate sobre as entidades representativas do oficialato de justiça no Brasil e no exterior, tendo como palestrantes representantes da International Union Of Judicial Officers (UIHJ), Bélgica, Portugal e Brasil.

O IV Conojus teve palestrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de tribunais (TST e estaduais), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de entidades sindicais da categoria; professores das escolas de oficiais; membros do Legislativo e profissionais de saúde. O congresso homenageou o desembargador e vice-presidente do TJPI, Manoel de Sousa Dourado, que ingressou tribunal como oficial de justiça, em 1979. 

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

 

 

 

 
 
 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS