Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA disponibiliza mudança no sistema de notificação do PJe

Iniciativa aprimora entrega de informações a advogados(as), partes e jurisdicionados(as)

01/12/2023
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) disponibilizou uma mudança no sistema de notificação de movimentações do Processo Judicial eletrônico (PJe), conhecido como Push.

A iniciativa tem como objetivo otimizar a entrega de informações a advogados(as), partes e jurisdicionados(as), proporcionando uma comunicação mais eficiente e evitando possíveis bloqueios nos servidores de e-mail.

O juiz coordenador do Processo Judicial eletrônico (PJe), Rodrigo Terças, explicou que, anteriormente, o serviço processava todas as movimentações do dia de uma só vez, enviando uma grande quantidade de e-mails notificatórios durante a noite. “Esse método resultava em problemas, pois a elevada carga de notificações levava alguns servidores de e-mail dos advogados e advogadas a bloquearem ou barrarem os e-mails recebidos, resultando na não entrega de importantes informações processuais”, pontuou.

O magistrado ressaltou que, com a implementação da nova abordagem, o sistema passou a processar apenas os movimentos gerados nos últimos 30 minutos. Esse processo ocorre em intervalos regulares ao longo de todo o dia. Essa alteração reduziu significativamente a quantidade de e-mails enviados por vez para cada advogado, reduzindo os riscos de bloqueios nos servidores clientes.

A mudança visa não apenas aprimorar a entrega das notificações, mas também permite um melhor gerenciamento das informações recebidas pelos(as) interessados(as). Ao processar movimentações em intervalos mais curtos, o sistema proporciona uma comunicação mais ágil e eficaz, evitando possíveis falhas na entrega de notificações e garantindo que profissionais do Direito estejam sempre atualizados(as) sobre o andamento de seus processos.

“Essa inovação representa um passo importante na modernização dos serviços judiciais eletrônicos, demonstrando o compromisso do Judiciário em proporcionar a operadores do direito ferramentas cada vez mais eficientes e adaptadas às necessidades do mundo contemporâneo", concluiu o juiz.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

GALERIA DE FOTOS