Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Estagiários e residentes do TJMA recebem instruções sobre o PJe

Capacitação trata sobre o sistema de forma ampla, bem como as ferramentas e habilidades necessárias para manuseio

07/02/2023
Ascom ESMAM

Cerca de 200 acadêmicos selecionados para estágio e residência jurídica no Poder Judiciário do Maranhão iniciaram, nesta segunda-feira (6), curso sobre o uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Com duração de 10 horas-aulas, a capacitação prossegue até o dia 7 de fevereiro, por meio de aulas no formato híbrido (presencial e a distância), utilizando conteúdo prático para demonstração das funcionalidades do sistema no ambiente de treinamento e simulações de situações reais. 

Participam estagiários(as) e residentes jurídicos da área do Direito que foram aprovados em seletivo realizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) em 2022. As atividades são transmitidas ao vivo por meio de plataforma de videoconferência, para inscritos(as) em todas as comarcas do Estado. 

As aulas presenciais para os estagiários(as) e residentes jurídicos de Direito com lotação em São Luís, aconteceram no dia 6 de fevereiro, no Auditório Madalena Serejo (Fórum do Calhau). Aqueles lotados em comarcas do interior assistiram às mesmas aulas à distância, simultaneamente, através do canal EAD ESMAM no Youtube.

Já as aulas práticas ocorrem na modalidade "a distância" para todos os inscritos, nesta terça-feira (7), também com transmissão ao vivo pelo canal EAD ESMAM no Youtube.

O curso foi organizado pelas Diretorias de Recursos Humanos e de Informática, e pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), responsável por garantir o suporte técnico e tecnológico, a estrutura adequada e a certificação dos concludentes.

 

 

"O objetivo é conhecer o Processo Judicial Eletrônico de forma ampla, bem como as ferramentas e habilidades necessárias para manuseio do sistema, realização da leitura dos dados, protocolo, autuação e distribuição dos processos em formato eletrônico, e a distribuição via PJE 2.0", explica o instrutor Daniel Cavalcante, que juntamente com Diogo Mendonça, são os servidores da Diretoria de Informática responsáveis por treinar os usuários do sistema no âmbito do TJMA. 

 

 

CONTEÚDO 

O conteúdo está adaptado às singularidades das secretarias e gabinetes judiciais, prevendo o aprimoramento das atividades dessas equipes quanto aos serviços jurisdicionais executados pelas plataformas eletrônicas nessas unidades. Integram a ementa do curso os procedimentos mais comuns, como análise de processos conclusos, minuta de pré-análise das conclusões pelo assessor de magistrado, assinatura de despachos, decisões e sentenças, assinatura em lote de documentos e devolução de conclusões para a secretaria.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS