Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Novo e-book sobre Diversidade e Antidiscriminação está no catálogo das Edições ESMAM

A obra aborda temáticas de combate à discriminação e preconceito

06/03/2024
Ascom ESMAM

Uma seleção de 32 artigos abordando temáticas de combate à discriminação e preconceito, sob criteriosa seleção do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e Escola da Magistratura do Maranhão (ESMAM), integram o E-book Diversidade e Antidiscriminação: Uma discussão necessária. "A obra recém-lançada é mais uma iniciativa que vem fortalecer a Política de Diversidade do Poder Judiciário", afirma o juiz Marco Adriano Fonseca, coordenador do Comitê de Diversidade.

O lançamento ocorreu no dia 1º de março, no auditório Expedito Bacelar, na Universidade CEUMA (Renascença). O livro, em formato digital está à disposição para consulta pública, no catálogo das Edições ESMAM, podendo ser baixada gratuitamente por quem se interessar. 

Por meio da Comissão Organizadora, formada pela Coordenação do Comitê, membros(as), servidores(as), magistrados(as) e convidados(as) de instituições de ensino, os 32 artigos foram selecionados entre mais de 52 inscritos. Os autores não receberão qualquer remuneração pela cessão nem pela publicação do texto submetido. 

RESPEITO Á DIVERSIDADE

O conteúdo do e-book está alinhado às diretrizes do Judiciário do Maranhão e também Nacional, a exemplo do Planejamento Estratégico do PJMA (Resolução GP 44/2021) até 2026, que contempla entre seus valores o respeito à diversidade, visando reduzir as desigualdades e atingir a equidade, promovendo maior diversidade no Tribunal, em consonância com o pilar sociedade, que prevê o aperfeiçoamento de políticas e práticas de Diversidade e Inclusão. 

Alinha-se, ainda, às Políticas Judiciárias e às diretrizes institucionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vinculados aos macrodesafios de Garantia dos Direitos Fundamentais e Fortalecimento da Relação Institucional do Poder Judiciário com a Sociedade.

Os autores e autoras apresentam estudos teóricos, relatos de experiências, resultados de pesquisas, práticas e vivências em processos educativos acadêmicos, escolares, movimentos sociais e de comunidades. Outra obra similar foi lançada pelo Comitê de Diversidade em 2023, com o objetivo de estimular, sistematizar, divulgar e oportunizar visibilidade às produções com essa temática, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 

E-BOOKs DAS EDIÇÕES ESMAM PARA BAIXAR E LER GRATUITAMENTE 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @‌esmam_tjma
Facebook: @‌esmam.tjma
Youtube: @‌eadesmam
Fone: (98)2055 2800/2801

 

GALERIA DE FOTOS