A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) abre oportunidade para que servidoras e servidores do Polo Judicial de São Luís possam aprimorar a elaboração de documentos oficiais, tanto administrativos como judiciais. Até o dia 26 de julho, estão abertas as inscrições para o curso Lições de Português: padronização da escrita no serviço público. As aulas presenciais acontecem, nos dias 30 e 31 de julho (manhã e tarde), na sede da escola judicial (Rua Búzios - Calhau).
São 30 vagas disponíveis no sistema acadêmico Tutor. INSCREVA-SE AQUI
Com atividades teóricas e práticas, o conteúdo aborda formas de aprimorar a escrita, por meio da aplicação de técnicas de redação oficial, em obediência ao emprego correto da ortografia e da gramática, prezando pela linguagem objetiva e de fácil compreensão por parte do público atendido pelo Judiciário, especialmente as partes processuais.
Diariamente, o Judiciário produz milhares de documentos, a exemplo de memorandos, ofícios, termos de referência, contratos, alvarás, mandados, despachos e minutas de atos processuais. Todos esses expedientes e atos judiciais contêm informações, procedimentos e determinações, fazendo com que a Justiça se relacione com os mais diversos públicos, para os mais diversos fins. Daí a necessidade do aperfeiçoamento, visando a contribuir para uma comunicação clara e assertiva.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE 1: Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Maiúsculas e Minúsculas. Grafia de Números, de Datas e de Horas. Uso de Siglas e de Abreviaturas. Colocação Pronominal. Concordância. Pontuação.
UNIDADE 2: Gênero Textual. Recursos de Coesão Textual. Paralelismo morfológico, sintático e semântico. Construção do Sentido do Texto. Linguagem Inclusiva de Gênero.
UNIDADE 3: Estruturação do parágrafo. Padrão Ofício. Uso de Negrito, de Itálico e de Sublinhado. Formas de Tratamento. Cabeçalho, Endereçamento, Vocativo e Fecho. Análise de textos produzidos no serviço público. Padronização de textos oficiais no âmbito do Judiciário do Maranhão.
A certificação (20 horas-aula) é emitida pela ESMAM, desde que cumpridos os requisitos necessários pelos cursistas. Os profissionais precisam possuir, pelo menos, 80% de presença e serem aprovados nos critérios de participação e postura colaborativa, além de desempenharem bem as tarefas repassadas durante o curso.
SOBRE O FORMADOR
Com formação em Letras e Direito, Fábio de Oliveira Sousa é analista judiciário do TJMA e professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa da Rede Estadual de Ensino. É especialista em Literatura Infanto-Juvenil e mestrando em Letras. Também atua como revisor de textos acadêmicos, jornalísticos e literários.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram/Threads: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
Fone: (98)2055 2800/2801