Servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que desejam desenvolver habilidades linguísticas para produção de textos jurídicos no contexto administrativo e/ou judiciário, com propriedade, adequação e desenvoltura podem se inscrever no curso presencial de Português Jurídico Instrumental, que acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro (20 horas-aula), na sede da escola (Rua Búzios - s/n - Calhau).
As inscrições estão abertas até 22 de setembro, no sistema Tutor, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).
INSCREVA-SE AQUI – 30 vagas disponíveis
Os participantes poderão atualizar conteúdos gramaticais e de convenções da escrita relacionados ao domínio do padrão da norma culta da língua portuguesa; apropriar-se de mecanismos necessários à construção textual e à produção de sentido; refletir sobre o uso da língua em textos de natureza jurídica e/ou administrativa no contexto da comunicação oficial; compreender que a produção textual requer o domínio tanto do plano formal/estrutural quanto do plano de conteúdo para atingir o propósito comunicativo.
ESTRUTURA DO CURSO
UNIDADE 1: Estruturação do parágrafo. Construção do sentido do texto. Mecanismos de coesão textual. Paralelismo morfológico, sintático e semântico.
UNIDADE 2: Pronomes. Colocação Pronominal. Concordância verbo-nominal. Pontuação.
UNIDADE 3: Análise de aspectos linguístico-discursivos em textos jurídicos. Oficina de produção textual.
SOBRE O FORMADOR
Fábio de Oliveira Sousa é analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), na área de Letras, licenciado em Letras e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestrando do PROFLETRAS (UESPI/UFRN), professor de Língua Portuguesa, Produção Textual e de Literatura Portuguesa e Brasileira da Rede Estadual de Ensino do Estado do Maranhão (SEDUC-MA).
Núcleo de Comunicação da ESMAM
(esmam@tjma.jus.br)
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma