Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Manoel Aureliano é destaque no Café Literário

O magistrado, cronista e professor comenta suas obras prediletas e diz que a a arte é, sobretudo, poética

03/02/2023
Ascom ESMAM

Em mais uma edição do Café Litérario, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) recebeu o juiz aposentado Manoel Aureliano Ferreira Neto. No programa, o magistrado, professor e cronista, membro da Academia Maranhense de Letras, descreve sua relação com a poesia, destacando a influência que a literatura não-técnica pode exercer sobre a atividade judicante. "Para se ser humanista não precisa apenas viver, tem que se ler. Magistrados e magistradas não devem ser apenas conhecedores da lei, precisam conhecer o direito, que nem sempre está na lei", diz.

Para Aureliano Neto, o que eterniza a arte é o seu sentido poético. "Não sou poeta, mas faço poemas. Tudo que é literatura tem poesia, pois a arte é, sobretudo, poética", defende.

Integram a sua vasta lista de leituras citadas no Café Literário, clássicos como como Crime e Castigo (Fiódor Dostoiévski), Os Sertões (Euclides da Cunha) e Dom Casmurro (Machado de Assis). Como amante da literatura maranhense, João Mohana e Josué Montello estão entre os seus preferidos. "O Outro Caminho, de Mohana, marcou a minha existência. Assim como Maria da Tempestade e Vida Sexual de Solteiros e Casados", comenta.

O programa foi gravado em setembro de 2022, quando Aureliano Neto estava prestes a se aposentar, após mais de 30 anos de carreira, atuando como titular no 8º Juizado Cível de São Luís.

 "Aos que ficam, deixo como conselho para o bom exercício da magistratura, que procurem humanizar-se mais ainda. O Judiciário existe para a sociedade e não o contrário. Então, devemos nos colocar no lugar do outro. 

CAFÉ LITERÁRIO

Idealizado e apresentado pela servidora da ESMAM, Anna Tereza Soares, com produção de Lago Júnior e apoio técnico de Giuliano Ricci e Leandro Silva, o programa está disponível no canal EAD ESMAM do YOUTUBE e nas redes sociais da Escola Superior da Magistratura do Maranhão - @esmam_tjma.

“O Café Literário é um espaço para interpretações diversas, amplas e filosóficas. Magistrados e magistradas compartilham suas impressões sobre o que leem e interpretam, além dos densos textos sobre Direito e da Justiça. Esperamos que seja um estímulo para a leitura de obras importantes e construção de novos saberes”, diz o diretor da ESMAM, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos.

ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA 

 

VEJA TAMBÉM

Magistrados indicam livros e falam de experiências literárias

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS