Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Inscrições para o VI Encontro de Assistentes Sociais e Psicólogos do TJMA

O evento terá como tema o fenômeno da violência contra crianças e adolescentes e a capacitação das equipes especializadas multidisciplinares

10/10/2022
Ascom ESMAM

Estão abertas, de 10 a 14 de outubro, as inscrições para o VI Encontro de Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Maranhão. O evento, promovido pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), acontece de 25 a 27 de outubro, no auditórios do Fórum de São Luís, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

São 102 vagas disponíveis, sendo 38 para psicólogos e 54 para assistentes sociais que atuam nas diversas unidades do TJMA em todo o Estado, cujas inscrições podem ser feitas pelo sistema acadêmico Tutor. Outras 20 vagas estão reservadas para o público externo e convidados. 

INSCRIÇÕES PARA ANALISTAS DE SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA DO TJMA - AQUI

INSCRIÇÕES PÚBLICO EXTERNO (lista será encaminhada à organização pelos órgãos parceiros e unidades judiciais)

TEMÁTICA

Nessa edição, o encontro tratará sobre o fenômeno da violência contra crianças e adolescentes com o objetivo de promover a capacitação das equipes especializadas interprofissionais ou multidisciplinares, que atuam como auxiliares dos juízes. 

A temática será discutida sob a visão sócio-jurídica e de efetivação da Justiça e do Direito, considerando o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que traz como grande marco a adoção da Doutrina da Proteção Integral, ao reconhecer a infância e adolescência como fases peculiares do desenvolvimento humano, sendo dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público garantir que nenhuma criança ou adolescente seja objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

A conferência magna abordará sobre "A Vulnerabilidade de crianças e adolescentes vítimas de violência", em painel com participação do promotor de justiça, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Infância e Juventude de São Luís, Márcio Thadeu Silva Marques; da assistente social Rita de Cássia Silva Oliveira e da psicóloga Sonia Liane Reichert Rovinski. 

MINICURSOS 

O tema será subdivididido em seis minicursos - A violência contra crianças e adolescentes sob a ótica do Serviço Social e A avaliação psicológica de crianças e adolescentes no contexto da violência; Laudo Social: desafios e perspectivas técnicas e éticas na atuação profissional, nas demandas de violência contra crianças e adolescentes e Introdução à análise de credibilidade da declaração, Depoimento especial: a escuta de crianças e adolescentes no sistema de Justiça e as implicações nas atribuições do assistente social e dos psicólogos. 

PALESTRANTES

Rita de Cássia Silva Oliveira - doutora e mestra em Serviço Social, pesquisadora convidada do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente com ênfase no Sistema de Garantia de Direitos - NCASGD-PUCSP, assistente Social no TJSP,  autora de "Quero voltar para casa: o trabalho em rede e a garantia do direito à convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes que vivem em abrigos" e "Serviço Social na Justiça de Família: demandas contemporâneas do exercício profissional" (em parceria).

Maíla Rezende Vilela Luiz - mestra em Serviço Social, assistente social do TJSP, atuando na Vara da Infância e Juventude e Vara da Família, presidente da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos da área sociojurídica do Brasil.

Sonia Liane Reichert Rovinski- doutora e mestra em Psicologia Social e da Personalidade, com pesquisa sobre instrumentos de avaliação na área forense, perita e assistente técnica forense, com experiência na área de Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, perícia forense, vitimização, psicologia jurídica e violência.

Reginaldo Torres Alves Júnior - doutor e mestre em Psicologia Clínica e Cultura, especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes,  analista judiciário na área de Psicologia do TJDFT, onde exerce a função de supervisor do Centro de Referência para Proteção Integral da Criança e do Adolescente em Situação de Violência Sexual da Vara da Infância e da Juventude. Formador de Supervisores e Entrevistadores Forenses com Certificação pelo Conselho Nacional de Justiça. 

Anderson Tamborim - mestrando em Psicologia Criminal, delegado da Associação Brasileira de Criminologia no Estado de São Paulo e delegado no Brasil na Fundação Universitária Behavior & Law (Madrid - Espanha), especialista em codificação científica da expressão facial da emoção, perito e assistente técnico judicial do TJSP, em Avaliação da Credibilidade do Testemunho.

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS