Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM reinicia aulas presenciais gradativamente

Por decisão da diretoria da entidade e da presidência do TJMA, a escola atenderá apenas demandas específicas de formação, observando criteriosamente as orientações dos órgãos de saúde

Publicado em 20 de Ago de 2020, 0h00. Atualizado em 20 de Ago de 2020, 0h00
Por Comunicação ESMAM

Cumprindo os protocolos sanitários de prevenção ao contágio pelo coronavírus no âmbito educacional, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) está retomando, gradativamente, as aulas presenciais. Nesse primeiro momento, por decisão da diretoria da entidade e da presidência do TJMA, a escola atenderá apenas demandas específicas de formação, observando criteriosamente as orientações dos órgãos de saúde e segurança sanitária.

A primeira turma ofertada refere-se ao curso Aspectos Linguístico-Estruturais de Textos Oficiais no Serviço Público, do qual participam assessores de desembargadores, Diretoria Geral e Presidência do TJMA, conforme solicitação das respectivas unidades judiciais e administrativas, mediante autorização do presidente do Tribunal, desembargador Lourival Serejo, e do diretor da escola, desembargador Froz Sobrinho.

Na abertura das atividades formativas, Froz Sobrinho, ressaltou a importância da plataforma de Educação a Distância da ESMAM para continuidade das ações de formação de juízes e capacitação de servidores. O magistrado estimulou os servidores a impulsionarem suas carreiras com foco na pesquisa e extensão e destacou a qualidade do curso voltado para elaboração dos textos oficiais, como mais uma ferramenta para aprimorar a comunicação no meio jurídico, onde termos específicos do Direito muitas vezes tornam-se incompreensíveis ao público externo.

Sobre o andamento das ações da ESMAM, Froz Sobrinho ratificou a realização de novos convênios cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) até março de 2021. “Estamos trabalhando para garantir que os objetivos da gestão sejam mantidos e possamos estruturar as bases da nossa Escola de Governo do Judiciário”, concluiu.

O secretário geral, Arthur Darub, explicou que um protocolo de segurança foi elaborado para o retorno das aulas, com uso obrigatório de máscaras, medição de temperatura dos alunos e servidores à entrada, dispensadores de álcool em gel, marcadores de distanciamento; produtos de higiene para as mãos com componentes antibacterianos; uso de equipamentos de proteção individual para quem atua na limpeza.

O CURSO

No curso são aplicadas técnicas que auxiliam os servidores na produção de textos jurídicos de maneira clara, precisa, concisa, aplicados ao contexto administrativo, tornando a comunicação mais acessível aos destinatários. Serão trabalhados os mecanismos de construção textual, a padronização da escrita em textos oficiais, além de aspectos gramaticais comuns aos textos jurídicos.

Com 20 horas de duração, a capacitação é ministrada, das 9h às 12h e das 14h às 17h, pelo professor Fábio de Oliveira Sousa, Analista Judiciário – Letras (TJMA), licenciado em Letras e graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestrado Profissional em Letras (UFRN/UESPI), professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa (SEDUC/MA).

As aulas acontecem até sexta-feira (21), no auditório da Associação dos Magistrados (AMMA). O espaço, com capacidade para 100 pessoas, foi estruturado para manutenção do distanciamento seguro entre os participantes, que totalizam 23 alunos. Nessa fase, não haverá intervalos entre as atividades, para evitar aglomerações. A segunda turma com a mesma temática terá início no dia 27 de agosto.

BIBLIOTECA

As atividades da Biblioteca Desembargadora Madalena Serejo, que atende aos magistrados e servidores, por ser um espaço de uso coletivo, seguirá rigoroso protocolo de segurança contra a contaminação, com desinfecção, limpeza diária do espaço físico, móveis, equipamentos de trabalho, reorganização do mobiliário e acervo em geral, com base nas recomendações higiênico-sanitárias dos órgãos competentes e instituições internacionais e nacionais da área da informação.

Nesta primeira fase de retomada dos trabalhos presenciais, o serviço de circulação (empréstimo e devolução) de materiais informacionais continuará suspenso. Os prazos de empréstimo dos usuários que estavam em dia foram renovados automaticamente.

A equipe da Biblioteca atenderá as solicitações de pesquisa e esclarecimentos de dúvidas pelo e-mail bibliotecaesmam@tjma.jus.br.

 

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS