Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Primeira Vara Criminal de Bacabal divulga resultados de júris

Publicado em 22 de Set de 2025, 11h06. Atualizado em 22 de Set de 2025, 13h16
Por Michael Mesquita

O Poder Judiciário da Comarca de Bacabal, por meio da 1ª Vara Criminal, divulgou o resultado da série de júris realizada na unidade judicial, nos dias 16, 17 e 18. As sessões ocorreram no salão do fórum da comarca e foram presididas pelo juiz Humberto Alves Júnior, titular da 1ª Vara da Comarca de Viana, a partir de designação da CGJ. O réu da primeira sessão foi Antônio Cândido de Sousa, julgado pela acusação de homicídio praticado contra João Soares Ramos, conhecido pelo apelido de ‘Americano”.

Sobre o caso, a denúncia narrou que em 21 de setembro de 1996, por volta de meio-dia, a vítima foi assassinada a tiros. Destacou, também, que o crime teria sido motivado em virtude de ciúmes, uma vez que haveria um suposto relacionamento extraconjugal da vítima com a companheira do acusado. Ao final da sessão, o Conselho de Sentença decidiu pela condenação de Antônio Cândido, que recebeu a pena definitiva de 12 anos de reclusão. Foi determinada a imediata execução da pena, aplicando-se a tese fixada no TEMA 1068 do STF, de modo que o réu foi recolhido no sistema prisional pelos policiais militares que estavam presentes do Salão do Júri.

CRIME EM LAGO VERDE

A segunda sessão teve como réu Amadeus da Silva Santos, acusado de matar a companheira Maria da Conceição Oliveira Dias, por causas de ciúmes, em 10 de outubro de 2010. O crime aconteceu no Povoado Mangueira, situado na zona rural de Lago Verde. De igual forma, o conselho de sentença decidiu pela culpabilidade do réu, que recebeu a pena de 21 anos e dez meses de prisão. Ele não poderá recorrer em liberdade e o regime inicial de cumprimento da pena é o fechado.

Por fim, o terceiro julgamento apresentou como réu Márcio Cleube Fernandes, acusado de ter tentado matar G.S.S., sua namorada à época, com tiros, afogamento e golpes coronhada de espingarda na cabeça. Os fatos aconteceram em 23 de abril de 2010, no município de Bom Lugar, termo judiciário da comarca. Foi apurado que a vítima foi tomar banho em igarapé situado no Povoado Lagoa do Dico Eno, acompanhada do acusado que, em dado momento, quando a vítima estava de costas, disparou projétil de arma de fogo que atingiu o lado direito da cabeça da mulher.

A denúncia narra, ainda, que após ser atingida, a vítima caiu e passou a gritar por socorro, momento em que o denunciado teria tentado afoga-la. Depois, ele teria atingido a cabeça dela com a espingarda, que chegou a quebrar com o impacto. O Conselho de Sentença decidiu pela condenação de Márcio Cleube Fernandes, sendo a pena definitiva fixada pelo magistrado em 12 anos e dez meses de reclusão.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS