A Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa revitalizou o fraldário do órgão, uma área reservada que garante privacidade e conforto às usuárias. O espaço, exclusivo para higiene das crianças e também amamentação, recebeu nova pintura, papel de parede e brinquedos. O fraldário, inaugurado em 2021, é localizado na área interna do Fórum (Calhau), próximo à entrada principal, atende o público externo e também é destinado às magistradas, funcionárias terceirizadas e servidoras lactantes.
O espaço possui bancadas com colchonetes para troca de fraldas; lavatório para a higienização dos bebês; poltrona para amamentação; recipiente exclusivo para descarte de desejos orgânicos e fraldas usadas; nichos com brinquedos; móbiles; e um forno micro-ondas para, no caso de necessidade de alimentar os filhos, os pais possam aquecer os alimentos. O ambiente é climatizado.
Segundo a juíza diretora do Fórum de São Luís, Andréa Perlmutter Lago, o Fórum busca oferecer mais conforto e privacidade às mães que precisam se deslocar ao Fórum e levam crianças. “Em locais de grande circulação e concentração de pessoas, como os shopping centers, por exemplo, existem espaços específicos como esses, e o Fórum de São Luís dispõe de espaço exclusivo para higiene e amamentação”, disse.
Além do fraldário, o Fórum de São Luís tem um banheiro familiar, exclusivo para crianças e seus acompanhantes (pais ou responsáveis). O banheiro familiar está localizado ao lado do fraldário e foi criado para assegurar que os usuários possam ter um espaço mais confortável e com privacidade. Ele é destinado a crianças de até 12 anos de idade, acompanhadas do responsável. Possui lavatórios e vasos sanitários específicos para as crianças, além de vasos e pias para adultos.
Amamentação – É um direito garantido por lei tanto para a mãe quanto para a criança no Brasil, assegurando a liberdade para amamentar em qualquer lugar e condições adequadas. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais. A diretora do Fórum, juíza Andrea Lago, enfatiza que as servidoras lactantes têm a possibilidade de usar o fraldário para amamentar, assegurando, dessa forma, o período adequado de aleitamento, essencial para o desenvolvimento saudável dos filhos.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br