Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fórum de São Luís capacita servidores e servidoras da Divisão de Arquivo

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

Publicado em 27 de Fev de 2025, 15h58. Atualizado em 27 de Fev de 2025, 16h03
Por Valquíria Santana

Servidores e servidoras da Divisão de Arquivo do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) participaram, nesta quinta-feira (27), de treinamento sobre as ferramentas de gestão dos procedimentos e serviços realizados pela unidade. O setor, que disponibiliza o acesso a processos e documentos para consultas e cópias e é responsável pela gestão documental, guarda e descarte de processos judiciais e documentos administrativos, possui atualmente um acervo de 500 mil processos físicos, aguardando prazo de temporalidade para eliminação, guarda temporária ou permanente.

A diretora do Fórum de São Luís, juíza Andréa Perlmutter Lago, disse que o treinamento é uma oportunidade para que os servidores e servidoras possam conhecer mais sobre as ferramentas de gestão do trabalho que desenvolvem na rotina do Arquivo. Também participaram da capacitação os funcionários da empresa terceirizada Gestor, que trabalham na unidade.

A chefe da Divisão de Arquivo, Patrícia Santiago, explicou que o treinamento visou a capacitar nas questões legais e técnicas para a realização das tarefas diárias do setor e também para o desenvolvimento pessoal dos servidores. “Além de focarmos na normatização, nos procedimentos e nas rotinas da unidade, procuramos investir no bem-estar das pessoas, como cada uma se vê na dinâmica diária do trabalho”, afirmou.

O treinamento incluiu palestra sobre desenvolvimento pessoal e os hábitos das pessoas altamente eficazes, ministrada pela chefe da Divisão de Arquivo. Patrícia Santiago, que é jornalista e advogada, falou sobre os sete hábitos abordados no livro de Stephen R.Covey, já traduzido em 38 idiomas e que sempre esteve na lista de best sellers e é uma referência para gestores e estudiosos do desenvolvimento pessoal. “É uma abordagem centrada em princípios para a eficácia pessoal e interpessoal”, disse a palestrante.

Antes, foi realizado o minicurso sobre o Manual de Gestão e Procedimentos da Divisão de Arquivo do Fórum”, com o advogado e servidor do Tribunal de Justiça do Maranhão, Felipe Lira. Em seguida, os servidores realizaram dinâmica de grupo com perguntas e respostas sobre o manual. O documento traz, a partir de um diagnóstico sobre a rotina da unidade, desde o histórico do Fórum de São Luís, acervo, as normas que regulam a atividade do setor, segurança da informação, proteção de dados, rotinas e prazos, as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outras. Inclui, ainda, de forma padronizada todos os formulários utilizados no setor.

O servidor Raimundo Silva disse que o treinamento proporcionou um conhecimento mais amplo de todos os procedimentos e serviços realizados na Divisão de Arquivo. “Traz mais segurança na execução das nossas atividades e propicia melhorias no atendimento ao público interno e externo”, acrescentou. Patrícia Santiago disse que são realizadas capacitações periódicas com temas diversos. A unidade conta com 14 servidores e servidoras.

Atualmente existem nos três acervos do Arquivo (Fórum e Parque Pindorama) cerca de 500 mil processos judiciais físicos, organizados por unidades, aguardando prazo de temporalidade para eliminação e outros para guarda temporária ou permanente, de acordo com as normas legais.



Valquíria Santana

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

 

https://flic.kr/s/aHBqjC3TtK

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS