Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

CGJ-MA destaca metas alcançadas e avalia produtividade para 2025

Publicado em 14 de Jan de 2025, 8h00. Atualizado em 15 de Jan de 2025, 10h42
Por Denise Araújo

A Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA) apresenta os principais resultados referentes à produtividade em 2024, alinhados aos indicadores estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na primeira reunião estratégica do ano. O encontro visa reavaliar as diretrizes, analisar dados e propor novas alternativas para o avanço da Justiça de 1º Grau para o ano de 2025.

Em um esforço conjunto, coordenado pela Corregedoria Judicial por meio do Núcleo de Inteligência e Tecnologia da Informação (NIT), magistrados(as) e o Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais (NAUJ) têm direcionado suas ações, de forma qualitativa, para a melhoria dos indicadores de produtividade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com ênfase na redução dos tempos processuais, tempos de julgamento e na taxa de congestionamento, relacionados às principais classes processuais de interesse do CNJ.

METAS PARA 2025

Durante o período de agosto a dezembro de 2024, o judiciário maranhense alcançou importantes resultados na redução do tempo médio de tramitação de ações. Nas ações de feminicídio, o tempo médio caiu 11,5%; em casos de violência doméstica, 7,8% ; ações de Júri, 4,1% e nas ações de saúde, 10,2%.  Além disso, houve um aumento significativo no julgamento de ações ambientais, que passaram de 3,8% em agosto de 2024 para 23,80% em dezembro do mesmo ano.

O percentual de processos antigos distribuídos até 2022 também apresentou melhora, reduzindo de 28% para 22,30%. A taxa de congestionamento diminuiu de 57,91% para 56,53%, cumprindo de forma antecipada a meta do CNJ, e o tempo do pendente líquido registrou uma redução superior a 10%.

PRODUTIVIDADE

Durante a reunião, foram debatidos os principais pontos dos projetos criados pela Corregedoria, que visam a redução do tempo médio de tramitação dos processos, proporcionando maior celeridade e aumento da produtividade nas unidades judiciais de todo o Estado.

O projeto “Produtividade Extraordinária”, em conjunto com outros eixos estratégicos, resultou na elaboração de 3.043 minutas no período de 24 de novembro a 17 de dezembro de 2024, equivalente a 36 dias úteis de trabalho coordenado. O expressivo resultado foi alcançado graças ao esforço integrado dos integrantes do projeto e dos demais eixos, gerando um aumento significativo no volume de despachos, decisões e sentenças nas comarcas de Cândido Mendes, Carutapera, Coordenação do Júri, Vargem Grande, Santa Luzia do Paruá, Turiaçu e Urbano Santos. No total, foram registrados 1.466 despachos, 792 decisões e 785 sentenças durante o período.

Em busca de uma Justiça cada vez mais eficiente e produtiva, os projetos desenvolvidos pela Corregedoria visam incentivar o trabalho cooperativo baseado em dados, utilizando tecnologias e promovendo a equalização da mão de obra para impulsionar a produtividade da Justiça maranhense. O foco para 2025 é a criação de novas estratégias que garantam o cumprimento das metas do CNJ, promovendo ainda mais celeridade e qualidade na prestação de serviços à sociedade.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS