A Vara Única da Comarca de Cantanhede promoveu uma visita à Escola Municipal Firmina dos Santos Barros na quarta-feira (7/8). Participaram o juiz George Kleber Araújo Koehne, o secretário judicial Francisco Vinícius Sodré Santos e o assessor judicial Edson Felipe Santos da Silva. Na ocasião, o magistrado deixou uma mensagem de incentivo aos estudos, contando sua trajetória e as atividades que exerce no Poder Judiciário.
O evento, realizado na quadra de esportes da escola, contou com uma decoração especial que fazia referência a um dos símbolos do Direito, a balança, e com os dizeres: “Você tem três escolhas na vida: desistir, ceder ou dar o melhor de si”. A atividade teve a participação de várias crianças, que deram boas-vindas aos convidados e cantaram duas músicas.
Em sua fala, o magistrado orientou as crianças sobre os benefícios de respeitarem o que é do outro, não usarem palavrões, obedecerem aos pais e professores, além de ficarem longe das drogas, que tantos males têm causado na sociedade. Além disso, respondeu a diversas perguntas dos alunos. “Se eu puder dar um conselho, valorizem os estudos. Isso vai mudar a vida de vocês e de suas famílias, assim como mudou a minha e a da minha família. Lembrem-se sempre que vocês podem se tornar o que quiserem, com muito esforço e também com muita fé”, afirmou o juiz.
A palestra ocorreu após convite da diretora da Escola Firmina dos Santos Barros, Elionete Lopes de Sousa, da supervisora Lucineia da Conceição Sousa e da servidora Glenda Laysa de Sousa Prazeres. Ainda participaram professores, agentes de saúde, colaboradores da escola, além de 158 estudantes do órgão público municipal, que funciona em regime integral e foi destaque na 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no ano de 2023.
A unidade escolar também realiza trabalhos com os pais dos alunos, como a ministração de oficinas de pintura, cujos quadros criados por eles embelezam parte da biblioteca da escola. Finalizando o evento, o juiz George recebeu um presente dos alunos: uma coletânea com 30 cartas e gravuras feitas por eles em sua homenagem, sendo que, nelas, três crianças manifestaram o sonho de seguir a mesma carreira do palestrante do dia.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br