Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fórum de São Luís recebe Boi de Axixá no projeto sextas juninas

TEMPORADA JUNINA

14/06/2024
Valquíria Santana

O Boi de Axixá, sotaque de orquestra, foi a atração do evento junino realizado, nesta sexta-feira (14), pelo Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). Magistrados, magistradas, servidores e servidoras, funcionários e funcionárias terceirizadas, demais operadores do Direito e jurisdicionados, puderam acompanhar a apresentação de um dos grupos que representa uma das mais fortes manifestações culturais do Maranhão e patrimônio cultural imaterial da humanidade - o bumba-meu-boi.

A diretora do Fórum, juíza Andréa Perlmutter Lago, disse que neste mês de junho o órgão desenvolve um projeto de atividades semanais, que inclui apresentações às sextas-feiras e, para isso, busca junto às secretarias de Cultura do Maranhão e do Município de São Luís (Secma e Secult) as atrações culturais. A parceria com a Secma possibilitou a apresentação do Boi de Axixá no Fórum, nesta sexta-feira (14). “Buscamos com essa iniciativa engajar mais nossos magistrados, magistradas, servidores, servidoras, terceirizados e demais colaboradores, com nossa cultura local, em especial as manifestações do período junino, dando um ar de mais alegria ao nosso Fórum”, afirmou.

A magistrada destacou, ainda, a exposição com as indumentárias e os personagens do bumba-meu-boi, aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na galeria de arte Celso Antônio de Menezes, localizada no hall térreo do prédio, durante todo o mês de junho. Nessa temporada, a cafeteria que funciona no Fórum mantém uma barraca de comidas típicas, no hall térreo, durante todo o dia.

Para a servidora Gisele Ribeiro, da Sejud-Cível, foi uma surpresa gratificante poder assistir, no local onde trabalha, à apresentação de um grupo como o Boi de Axixá. “Trouxe alegria, música, dança e leveza para nosso ambiente de trabalho”, destacou.

O juiz Edilson Caridade, titular da 8ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, admirador da cultura popular, acompanhou a apresentação e lembrou que o Boi de Axixá, com 65 anos de existência, é um dos principais representantes do sotaque de orquestra. O magistrado ressaltou que ter apresentações como essa no Fórum de São Luís é um incentivo à cultura, além de proporcionar às pessoas momentos de descontração.

Exposição – a exposição que está em cartaz na galeria de arte do Fórum apresenta o Sotaque da Baixada, representado pelo Boi de Santa Fé, conhecido pelos seus cazumbás com vestimentas cheias de brilho e grandes caretas em formato de igrejas, casarões e outras figuras, todas iluminadas. Os cantadores e brincantes do boi – Catirina e Pai Francisco, dois bois, índios, índias, cazumbás, baiantes, batuqueiros e um atuante grupo de apoio - levam a beleza de seu espetáculo aos terreiros nos festejos juninos do Maranhão.

Confira fotos aqui.

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS