Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

CGJ/MA interliga Comarca de Cantanhede ao programa Justiça de Todos

Com Matões do Norte, Judiciário alcança a marca de 94 Pontos Digitais em todo o Maranhão

08/06/2023
Márcio Rodrigo

O Poder Judiciário instalou mais dois Pontos de Inclusão Digital (PID) nesta quarta-feira, 7, nos municípios de Pirapemas e Matões do Norte, termos judiciários da Comarca de Cantanhede, totalizando 94 salas do programa “Justiça de Todos” em funcionamento no Maranhão, garantindo acesso à Justiça para pessoas residentes nestas cidades que não possuem fórum. 

No termo judiciário de Matões do Norte, a sala foi instalada no Centro Administrativo do Município, localizado na Travessa Veras, s/n.º, Centro. Durante a solenidade, o desembargador Marcelino Chaves Everton, corregedor-geral da Justiça em exercício, enalteceu o programa e destacou a amplitude do trabalho já realizado pela Corregedoria com 94 salas em funcionamento, restando pouco mais de 10 municípios termos judiciários para conexão de todas as cidades que não possuem fóruns às sedes das comarcas. “É um excelente trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário, que conta com a importante parceria dos municípios, por isso, é um dia de alegria para a população norte-matoense”, concluiu o corregedor.

Desembargador Marcelino Everton faz teste de conexão com Balcão Virtual do Juizado de Pinheiro

O prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves, destacou a importância do espaço para a população, que segundo o gestor municipal, passa a contar com um espaço devidamente preparado para a realização dos atos processuais. “É com grande alegria que firmamos essa parceria com o Poder Judiciário, pois quem tem a ganhar é a população da nossa cidade”, finalizou.

O promotor de Justiça Marcio Alves de Oliveira, da Promotoria de Cantanhede, destacou que o Ponto Digital colabora para uma jurisdição mais efetiva, e garante maior celeridade aos atos realizados também pelo Ministério Público (MPMA). “Agiliza também o nosso trabalho, pois é uma ferramenta que pode ser utilizada por todo o Sistema de Justiça”, destacou.

Participaram da solenidade, o juiz Guilherme Valente de Sousa, respondendo pela Comarca de Cantanhede; o defensor público Gil Henrique Faria, representando o defensor-geral do Estado, Gabriel Soares; o vereador José Wallas Sousa, presidente da Câmara Municipal de Matões do Norte; secretários municipais, servidores públicos e pessoas da comunidade em geral.

TERMO DE PIRAPEMAS

A sala do Justiça de Todos no termo judiciário de Pirapemas, foi instalada na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Antônio Teixeira Ribeiro, s/n.º, Centro. Durante o ato, o magistrado Guilherme Valente de Sousa, respondendo pela Comarca de Cantanhede, destacou a importância do ponto de acesso, que evita o deslocamento do cidadão de Pirapemas até o Fórum de Cantanhede. “É uma ação positiva que se concretiza hoje nesta cidade”, concluiu o magistrado.

O prefeito de Pirapemas, Luis Fernando Cutrim, agradeceu em nome do povo pirapemense, a parceria com o Poder Judiciário para implantação da sala, e destacou os custos e tempo de deslocamento que as pessoas tinham para ir até Cantanhede participar de audiências. “Com essa sala tudo será mais fácil, pois todos os serviços da Justiça poderão ser iniciados ou resolvidos por completo a partir da nossa cidade de Pirapemas”, avaliou o gestor municipal.

Juiz Guilherme Valente faz teste de conexão com Balcão Virtual de Cantanhede

Participaram da solenidade, a vice-prefeita Carolina Costa; a vereadora Rafaela Regiane, representando a Câmara Municipal de Pirapemas; o advogado Ramsés Milanez, procurador-geral do município; a assessora jurídica da Corregedoria, Alyne Portilho; secretários municipais e vereadores, além da comunidade em geral.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS