Mostrar aos parceiros e à sociedade o resultado do trabalho realizado no projeto Banda de Música Juvenil, no Bairro do Coroadinho: esse foi o assunto tratado entre o juiz Fernando Mendonça, titular da 2ª Vara de Execuções Penais, e Breno Galdino, secretário da SEMUSC – Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, em reunião realizada nesta quarta-feira (11) na sede da VEP, no Renascença. A intenção é produzir um material de divulgação do trabalho realizado com crianças e adolescentes moradores do Polo Coroadinho, em São Luís, para apresentar aos parceiros e ao poder público, visando ao crescimento do projeto.
De acordo com o secretário Breno Galdino, a intenção é reunir os parceiros que contribuíram para a realização do projeto, que foi a formação e instrumentalização da banda de música, e fazer uma apresentação não apenas sobre a história do projeto, mas também musical. “São diversos parceiros que trabalharam e trabalham junto à banda de música juvenil. A intenção é mostrar pra eles que valeu a pena e servirá, também, de incentivo aos alunos”, disse o secretário.
A 2ª Vara de Execuções Penais de São Luís trabalha com o desenvolvimento de 18 projetos sociais, entre os quais a Banda de Música Juvenil. “Há a preocupação em manter essas crianças ocupadas com algo produtivo. Já trabalhamos, há tempos, para obtenção dos instrumentos, que são caros, e a Semusc, através da Guarda Municipal, cedeu os instrutores aos pequenos aprendizes. A secretaria municipal, a exemplo da FIEMA, Instituto de Cidadania Empresarial, o Rotary Club, a Associação Comercial do Maranhão, é grande e valorosa parceira”, ressaltou Fernando Mendonça.
O PROJETO – Criado em 2007, o projeto Banda de Música Juvenil é uma realização do Conselho Comunitário de Defesa Social do Polo Coroadinho. O projeto atende crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, que moram no Polo, possibilitando a eles o contato e aprendizagem de instrumentos musicais de sopro e percussão. Tem o desenvolvimento por parte da SEMUSC, contando com a parceria efetiva da 2ª VEP e diversas instituições.
Dentro da parceria, a 2ª VEP auxiliou na obtenção de recursos para compra de fardamento e instrumentos musicais, para ampliar o acervo. “A gente também colabora no sentido de que eles se articulem e consigam mais parceiros nessa jornada. Dessa reunião, iremos produzir um vídeo sobre todo o projeto, para mostrar à sociedade ao poder público, e aos parceiros, bem como buscar novos”, observou Fernando Mendonça, destacando que o próximo objetivo é conseguir um espaço físico pra banda.
O papel da Guarda Municipal é garantir os instrutores para o projeto. “A Secretaria de Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC) tem formulado, implementado e avaliado políticas de proteção social, prevenindo, proibindo, inibindo e restringindo comportamentos sociais desviantes que atentem contras os bens, entre outras ações nesse sentido”, finalizou Galdino.
Michael Mesquita
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
(98) 3198-4636/ 3198-4624