O Fórum de São Luís (Calhau) aderiu à campanha Novembro Azul de combate ao câncer de próstata e realiza nesta quinta-feira (27) palestra sobre a doença que no Brasil, depois do câncer de pele, é o segundo mais frequente entre os homens. O tema será abordado pelo médico urologista Luís Carlos Muniz Cantanhede (Urocentro), às 10h30, no auditório Des. José Joaquim Ramos Filgueiras (térreo). O evento é voltado para magistrados, servidores e o público em geral.
O diretor do fórum, juiz Osmar Gomes dos Santos, explica que o objetivo de realizar a campanha é conscientizar e disseminar conhecimento, meios eficientes contra o preconceito que ainda existe sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de próstata. Destacou também que a iniciativa integra o calendário de atividades de humanização e valorização das pessoas que trabalham no fórum, planejado pela Diretoria do órgão para o ano de 2014. “A humanização inclui cuidar das pessoas”, afirma o magistrado.
Além da palestra desta quinta-feira (27), a Diretoria do Fórum, por meio da Divisão Médica e Contadoria Judicial, realiza, durante o mês de novembro, outras atividades educativas. Servidores das três unidades estão usando no local de trabalho camisetas com o slogan da Campanha Novembro Azul. A Contadoria decorou o ambiente com balões azuis e distribui ao público interno e externo panfleto educativo e laços com a cor símbolo do movimento mundial de combate ao câncer de próstata.
Para o servidor Ribamar Nery, a campanha é muito importante porque representa um alerta sobre a necessidade de prevenir a doença. O servidor, que já se submeteu ao exame, explicou que só existe um modo seguro de se curar o câncer de próstata: “descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo. O processo é rápido, indolor e fundamental para evitar a doença”, afirma.
A chefe da Contadoria Judicial, Danielle Botettuit, lembra que a campanha é fundamental para convencer os homens sobre a importância do exame preventivo.
Câncer de próstata atinge um homem a cada 7 minutos no Brasil
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), até o final de 2014 cerca de 69 mil novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados no país, um a cada 7,6 minutos. Só em 2011 morreram 13.129 homens com a doença, sendo uma morte a cada 40 minutos.
Conforme explica o chefe da Divisão Médica do Fórum de São Luís, Marcondes Tavares Filho, quando diagnosticado e tratado em sua fase inicial, as chances de cura para o câncer de próstata chegam a cerca de 90%. Mas é justamente aí que reside o problema, alerta o médico, porque nessa fase a doença costuma ser silenciosa. Os sintomas de urgência como dificuldade para urinar, necessidade de levantar várias vezes durante a noite para ir ao banheiro, dores nos ossos e rins, entre outros, são característicos das fases mais avançadas da doença, quando a chance de cura diminui drasticamente, por isso, afirma o médico, o diagnóstico precoce é fundamental.
A recomendação da SBU é para que homens com 50 anos ou mais procurem o urologista para avaliação preventiva. Para aqueles com maior risco, como história familiar, por exemplo, recomenda-se que o acompanhamento comece já aos 45 anos. Durante a avaliação clínica, o médico indicará os exames necessários para o correto rastreio da doença. Entre os exames solicitados estão o físico (toque retal), de sangue (dosagem do PSA Livre e do PSA total), biópsia prostática guiada por ultrassonografia, ressonância nuclear magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia abdominal, entre outros (nos casos de doença avançada).
O médico Marcondes Tavares Filho ressalta que de 10 a 20% dos casos da doença não são diagnosticados pelo exame de sangue (PSA). Por isso, a importância da realização do toque retal associada à dosagem do PSA, que pode reduzir esse percentual pela metade.
Novembro Azul- é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembroe é dirigida à sociedade, em especial aos homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstatae outras doenças que atingem pessoas do sexo masculino.
Em vários países, o “November” é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens para debater também sobre o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros temas. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.
Núcleo de Comunicação – Fórum de São Luís
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
(98) 3198-4636/ 3198-4624