No início de 1992, a convite do Governador, assumiu o cargo de Secretário de Estado da Secretaria de Segurança Pública. No mesmo ano, concorreu à vaga destinada ao quinto constitucional de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, compondo a lista tríplice, juntamente com o Dr. Vinicius de Berredo Martins e o Des. Milson de Souza Coutinho, tendo sido eleito na ocasião. A solenidade de posse no referido cargo ocorreu em 11 de novembro de 1992, data esta que marca o começo de sua honrada (ou nobre ou dinâmica) trajetória como Magistrado na Corte de Justiça do Estado do Maranhão.
Como Magistrado, foi eleito, no ano de 1997, Vice-Presidente e Presidente do Tribunal de Justiça. À frente da Corregedoria Geral da Justiça, no biênio 1998/1999, implantou diversos projetos pioneiros que obtiveram repercussão nacional no âmbito do Poder Judiciário, tais como:
a) Postos e uma central de registros civis gratuitos;
b) Um laboratório para exames de investigação de paternidade – Laboratório Forense de Biologia Molecular;
c) A Unidade Móvel da Cidadania e da Justiça;
d) O Telejudiciário;
e) A “Casa Abrigo” e a “Casa da Criança Menino Jesus”;
f) Diversas operações contra aliciadores de menores;
g) Promoveu o projeto “Casamentos Comunitários”, celebrando gratuitamente, a união civil de aproximadamente 45.000 casais de baixa renda, dentre outros.
Eleito novamente à Presidência do TJ-MA, no biênio de 2000/2001, deu continuidade aos projetos sociais iniciados na Corregedoria, bem como implantou o Fundo Especial de Reaparelhamento do Judiciário, possibilitando a construção e reforma de Fóruns por todo o Estado do Maranhão.
Exerceu os cargos de Corregedor Regional Eleitoral e Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral nos anos de 2004 e 2005, nos quais, em parceria com a Presidência obteve junto ao TSE a aprovação para instalação de 13 (treze) zonas eleitorais no Estado e conduziu o processo eleitoral do Referendo 2005, dentre outras ações. Em dezembro de 2005 foi conduzido, à unanimidade, pelos membros do TRE ao cargo de Presidente dessa Corte.
Em 20 de outubro de 2016, foi designado a Presidir a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJ/MA, conduzindo, desde então, as políticas de sustentabilidade com o objetivo de incentivar e fortalecer não só as ações de qualidade de vida no ambiente de trabalho na Capital e nas Comarcas do interior, mas de fazer perpetuar essa mentalidade de conscientização ambiental de cuidado com o meio onde vivemos.