Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA e Município de Santa Inês entregam Projeto de Regularização Fundiária na sexta, 14

Entrega resulta de acordo mediado pela Comissão de Soluções Fundiárias do TJMA

Publicado em 12 de Mar de 2025, 15h00. Atualizado em 12 de Mar de 2025, 15h17
Por Ascom/TJMA

Como parte da programação alusiva aos 58 anos da cidade de Santa Inês, o Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Comissão de Soluções Fundiárias, e o Município de Santa Inês, entregam na próxima sexta-feira (14/3), Projeto de Regularização Fundiária do bairro Vila Parente, localizado no centro de Santa Inês, resultante de conciliação de conflito fundiário urbano mediado pela Comissão de Soluções Fundiárias. 

O evento acontece às 10h30 na sede da Prefeitura de Santa Inês (Av. Alexandre Costa, 1005 - Nova Santa Inês), com a presença do presidente da Comissão de Soluções Fundiárias do TJMA, desembargador Gervásio dos Santos, da desembargadora Oriana Gomes e outras autoridades do Judiciário e Executivo.

O acordo foi efetuado em ação judicial que tramitava na comarca de Santa Inês, homologado em sentença, com a participação do Município de Santa Inês, que acatou o procedimento de regularização fundiária da área de 14.701,35 m², necessário a atender o direito de moradia da população.

O acordo mediado pela Comissão de Soluções Fundiárias do TJMA permitiu a permanência dos moradores nas residências, bem como a regularização gratuita dos imóveis, a urbanização da área e o arquivamento definitivo do processo judicial, que já se encontrava em fase de cumprimento de sentença, seguindo as diretrizes da ADPF 828, do STF, e da Resolução 510/2023 do Conselho Nacional de Justiça.

Com as medidas, o Cartório Extrajudicial de Santa Inês procedeu à abertura de matrícula que possibilitará a inscrição de matrículas filiais em nome de cada um dos moradores beneficiários sociais, para efetivação da titulação da propriedade dos imóveis.

A decisão não apenas impediu o despejo de 142 famílias, mas também garantiu a abertura das matrículas”, destacou o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, durante a sessão do Órgão Especial desta quarta-feira, 12/3.

“O caso Vila Parente é prova inequívoca da importância da Comissão de Soluções Fundiárias para pacificação de conflitos que se arrastam na Justiça”, avalia o presidente da Comissão, desembargador Gervásio Protásio dos Santos.

“O papel da Comissão de Soluções Fundiárias e do Núcleo de Governança Fundiária foi decisivo para resolver a vida de uma comunidade que há anos vivia em total insegurança”, destacou Nadja Karina Buna, registradora da Serventia Extrajudicial de Santa Inês.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS