Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Presidente do TJMA participa da abertura nacional da Semana Registre-se!

Evento realizado no Amazonas, também foi prestigiada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques

Publicado em 14 de Mai de 2024, 8h35. Atualizado em 14 de Mai de 2024, 11h02
Por Asscom TJ

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, participou da abertura nacional da Semana do Registro Civil – Registre-se!, realizada no Estado do Amazonas, com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques; do corregedor-geral da Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes; e demais autoridades.

O evento foi aberto no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, com uma grande ação de atendimento aos povos indígenas, pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados, e população carcerária. O objetivo da ação é possibilitar a obtenção da certidão de nascimento, que é a documentação necessária para a plena inserção na sociedade, com o acesso a serviços básicos (educação, saúde e previdência, dentre outros).

Em seu discurso na abertura do evento, o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, Jomar Fernandes, destacou a importância de uma ação como o “Registre-se” diante da dívida social do Estado brasileiro como os números de pessoas que ainda têm dificuldade de acessar documentos que são básicos para o exercício da cidadania, como o registro civil de nascimento.

O presidente do TJMA ressaltou a importância da ação e o compromisso do Judiciário maranhense, ao lado de diversos parceiros, para erradicar o sub-registro no Maranhão. “É um esforço de várias frentes, com as quais temos alcançado a população de diversos dos municípios do nosso Estado, com ênfase naqueles situados em áreas de reservas indígenas e com maior número de quilombos, para alcançarmos aqueles que por muitos anos ficaram invisíveis, garantindo cidadania para todos e todas”, ressaltou o desembargador Froz Sobrinho.

Ministro Mauro Campbell (STJ) e presidente do TJMA, Froz Sobrinho, acompanham atendimento à população

Na primeira edição da "Semana Registre-se!", em 2023, foram contabilizados mais de 55 mil atendimentos em 22 estados, que possibilitaram a emissão de cerca de 31 mil certidões de nascimento. A região Norte foi a campeã no número de atendimentos, com 21.798, e na emissão de certidões, com 12.772. O segundo maior número de atendimentos ao público foi a Região Nordeste, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

POSSE NO TRE AMAZONAS

Cumprindo agenda de trabalho, o presidente do TJ do Maranhão também participou nesta segunda (13/5) da posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral – TRE Amazonas. Os desembargadores João de Jesus Abdala Simões e Airton Luís Corrêa Gentil tomaram posse, nos cargos de Presidente e Vice-Presidente/Corregedor, respectivamente, em solenidade no auditório do Centro Administrativo José de Jesus F. Lopes, prédio anexo à Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

CASAMENTO DE INDÍGENAS

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho também participa, nesta terça (14/5), às 15h, da solenidade de casamento de 271 casais indígenas que integra a programação nacional da segunda edição da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”. O ato será realizado no extremo Oeste do Amazonas, e será prestigiada pelo corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, além de outras autoridades do Poder Judiciário e do Governo do Amazonas.

O ministro Salomão chega a Manaus na terça-feira e segue para a comunidade indígena Belém do Solimões, onde está programado o “sim” coletivo dos casais, a maioria do povo Ticuna. Com cerca de 8 mil moradores, a localidade está a 12 quilômetros da sede do município de Tabatinga, distante mil quilômetros da capital manauara. Para assegurar que os noivos possam compreender e participar plenamente da cerimônia, dez tradutores cedidos pela Funai estarão presentes, auxiliando aqueles que não falam português.

 

Agência de Notícias TJMA com informações da CGJ-AM / CNJ
 

GALERIA DE FOTOS