Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Palestras do TJMA alertam adolescentes sobre abuso e exploração on-line

O evento fez parte da programação alusiva à campanha Maio Laranja

06/05/2024
Ascom/TJMA

Em referência à campanha Maio Laranja, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ/TJMA) e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), realizou na última sexta-feira (3/5), no Auditório Madalena Serejo - Fórum de São Luís (Calhau), palestras com o tema “Por trás do celular com quem você está?”, com a presença de alunos e alunas das escolas COC e Sesi, acompanhados por professoras, coordenadoras e psicopedagogas.

Realizada nacionalmente como forma de alertar mães, pais, cuidadores, crianças e adolescentes, a campanha Maio Laranja objetiva conscientizar sobre o enfrentamento e prevenção ao abuso e à violência sexual de crianças e adolescentes.

As palestras abordaram o abuso e exploração on-line de crianças e adolescentes e o uso massivo da internet por meio de celulares, tablets ou computadores. 

A servidora do TJMA Bruna Barbieri Waquim apresentou a palestra “Cuidado com as suas pegadas digitais”, na qual abordou os rastros digitais na rede mundial, passando pela privacidade nas redes e o risco da perda da privacidade e intimidade, exemplificando com algumas notícias sobre aplicativos que rastreiam e coletam dados sem autorização.

A palestrante interagiu com o público, formado por alunos e alunas a partir de 12 anos, que cursam entre 6º e 8º ano das escolas. Bruna Barbieri chamou a atenção dos(as) adolescentes para “nunca nos colocarmos numa situação de exposição, confiando em quem está do outro lado da tela” e destacou que a Internet tem leis e regras.

A segunda palestra foi apresentada pela psicóloga e psicoterapeuta no atendimento a crianças, adolescentes e adultos, Vânia Beatriz Gomes, que abordou o tema “Usos e abusos do ambiente digital: vulnerabilidades e impactos na saúde mental dos adolescentes”, destacando a importância de conscientizar as crianças e adolescentes dos perigos que elas podem ser vítimas.

O delegado do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (SEIC/PCMA), Guilherme Luiz Campelo dos Santos, foi o terceiro palestrante e trouxe a palestra “Segurança on-line”, abordando os sinais de alerta, como mudanças bruscas de comportamento de crianças e adolescentes e dicas de segurança para proteger a privacidade virtual.

Alunas e alunas interagiram com os três palestrantes fazendo perguntas e expondo exemplos.

CAMPANHA

A Campanha Maio Laranja foi instituída pela Lei federal nº 14.432 de 2022, para ser realizada anualmente, em todo o território nacional. Com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, visa ao aumento da mobilização do Judiciário e demais órgãos, nesta temática.

No ano de 2024, as ações do Maio Laranja estão voltadas aos perigos do uso da internet e redes sociais na atualidade. 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS