Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA premia servidores e servidoras contemplados(as) pelo Programa Meritus

Presidente Paulo Velten destacou importância da consciência social do Judiciário para atender ao cidadão e à cidadã e enalteceu o mérito das pessoas certificadas por suas ações no trabalho

Publicado em 18 de Abr de 2024, 15h00. Atualizado em 19 de Abr de 2024, 8h38
Por Paulo Lafene / Juliana Mendes

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Diretoria de Recursos Humanos, realizou a solenidade de premiação da 5ª Edição do Programa Meritus, nesta quinta-feira (18/4), no Auditório Madalena Serejo, no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), em São Luís. Servidores e servidoras que se destacaram nos eixos de Reconhecimento Institucional Geral, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), apontados(as) para menção honrosa como Destaque e os(as) com um mínimo de 45 anos de serviços prestados foram homenageados(as).

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou e agradeceu o trabalho dedicado de todos os servidores e servidoras do Judiciário, desde os mais antigos aos mais modernos, cujo trabalho é fundamental para o avanço da instituição. Ele ressaltou que é necessário atuar com esforço, consciência social e com o objetivo diário de construir uma sociedade inclusiva e um lugar melhor para as futuras gerações. “É com esse trabalho que hoje é objeto de justo reconhecimento, que vamos progredir como instituição, para um Poder Judiciário de fato contribuindo para um sociedade mais justa, mais igualitária, mais homogênea, livre de preconceitos e de visões ultrapassadas e que atrapalham o desenvolvimento e a felicidade geral de todos”, concluiu.

O programa é um sistema de incentivos e de recompensas, desenvolvido para impulsionar servidores(as) e magistrados(as) a serem reconhecidos(as) publicamente pelo mérito de suas ações no ambiente de trabalho.

A Diretora de Recursos Humanos do TJMA, Milena Oliveira (discursando na foto abaixo), destacou a participação no Eixo Geral, com 165 inscrições, 921 atividades declaradas, 1.427 documentos comprobatórios, 293 benefícios indicados e 105 servidores(as) contemplados(as).

No Eixo Tecnologia da Informação e Comunicação, pouco mais de 100 servidores lotados na área participaram de forma automática, conforme os critérios estabelecidos no edital GP 82024, dos quais 11 servidores foram reconhecidos pelo excepcional desempenho na área de TI.

Milena Oliveira acrescentou que outras 67 pessoas foram contempladas com a menção honrosa de “Servidor Destaque” e de “Servidora Destaque”, em virtude da atuação no ano de 2023.

E pelo relevante tempo de serviço prestado no TJMA, tendo em vista a contribuição para o cumprimento da missão institucional, foram homenageados(as) 50 servidores(as) que possuem, no mínimo, 45 anos de tempo de serviço na instituição.

“Parabéns a todos os homenageados nesta manhã, e que possamos continuar a construir um Judiciário cada dia mais eficiente e comprometido, com uma justiça de proximidade, fazendo sempre bem e depressa”, agradeceu a diretora de RH.

PRIMEIRO EMPREGO

Todos e todas as convocadas(os) receberam certificados das mãos do presidente do TJMA e de outras autoridades chamadas ao palco do auditório. A primeira premiação foi para as pessoas com, pelo menos, 45 anos de tempo de serviço, até 30 de junho de 2024.

“Eu cheguei novo, com 18 anos, primeiro emprego foi no Cartório de Apelação do Tribunal de Justiça, e a dedicação por esse tempo, sempre prestigiando o Tribunal e querendo vencer na vida com a família, porque o principal da vida é a família”, frisou o técnico judiciário Joaquim Francisco Figueiredo dos Anjos Neto (primeiro da esquerda para a direita na foto em destaque), servidor há quase 54 anos, desde novembro de 1970.

“Eu não esperava, mas foi ótimo, né? Pelos anos que eu trabalho, a dedicação, porque foi o meu primeiro emprego, então, 47 anos, não são 47 dias, né?”, acrescentou a auxiliar de serviço operacional Conceição de Maria Anchieta Barbosa (na foto abaixo).

FELICIDADE DUPLA

Na sequência, foram chamados(as) para receber os certificados as pessoas contempladas como “Servidor Destaque” e “Servidora Destaque”. O técnico judiciário Celso Antônio de Araújo Souza (no centro na foto abaixo), da Divisão de Arquivo do Fórum de São Luís, que já havia sido homenageado pelos serviços prestados desde maio de 1979, subiu mais uma vez ao palco na condição de destaque.

“Depois de 44 anos de serviço, a gente fica orgulhoso de receber uma honraria dessa. Para mim foi muito gratificante. E como eu não quero me aposentar ainda, eu quero ganhar outro, se Deus quiser”, comemorou o servidor de 68 anos de idade.

Para a analista judiciária Joseane Cantanhede (segurando o certificado ao lado do presidente Paulo Velten na foto abaixo), que foi acompanhada da mãe, do filho e do sobrinho, a premiação recebida por ela comprova a importância do Comitê de Diversidade do Tribunal, do qual faz parte.

“Receber uma premiação nesse nível só reforça que o caminho pode ser possível, quando a gente agrega essa nossa vivência, junto com temáticas que nós já temos, uma caminhada fora do institucional, ligada a movimentos sociais, e quando enxergamos toda essa potencialidade sendo exercida no chão do seu trabalho. E é o que o Comitê vem fazendo esses anos”, destacou.

RECONHECIMENTO 

No Eixo Geral, foram convidados para a solenidade pública os 20 integrantes do programa com a maior pontuação nas áreas judicial e administrativa. No Eixo Tecnologia da Informação e Comunicação, pouco mais de 100 servidores(as) lotados(as) na área.

O servidor João Paulo Tobias Teixeira (ao centro na foto abaixo), da Coordenação das Serventias Judiciais da Corregedoria Geral da Justiça, que já foi contemplado pelo Programa Meritus com bolsa auxílio para curso de mestrado e prioridade na realização de cursos, ressaltou o caráter positivo da iniciativa, considerando que o dia a dia dos servidores e servidoras é na instituição, e o reconhecimento da administração representa uma maneira de serem lembrados. 

“É uma maneira do tribunal dizer que estamos aqui e sendo reconhecidos, é importante porque é uma questão de pertencimento, e a bolsa mestrado é um incentivo muito bom e com um retorno que posso oferecer para a instituição, enquanto acadêmico”, avaliou.

O técnico judiciário e técnico em hardware Ernani Barbosa (ao centro na foto abaixo), da Coordenadoria de Manutenção de Equipamentos, ligada à Diretoria de Informática, reconhecido como servidor destaque e no eixo de Tecnologia da Informação e Comunicação, avaliou que, de fato, o Programa Meritus é uma forma de reconhecer o esforço no dia a dia de trabalho e proporcionar incentivo para que servidores continuem se aperfeiçoando e contribuindo com a administração. “Eu fico muito feliz pelo trabalho ter realmente feito diferença tanto para a instituição quanto para a sociedade”, frisou.

Também participaram da solenidade de entrega de certificados, o desembargador e vice-diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão, Nilo Ribeiro Filho; a desembargadora Márcia Chaves; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Holídice Barros; a diretora de Recursos Humanos do TJMA, Milena Oliveira; o diretor do TJMA, Carlos Anderson dos Santos; a subdiretora da Secretaria do TJMA, Mariana Clementino; o presidente do Sindjus/MA George Ferreira; a juíza Ticiany Gedeon; o juiz auxiliar da Presidência Márcio Brandão; o juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, entre outros juízes e juízas, servidores e servidoras. 

Álbum completo do repórter fotográfico Ribamar Pinheiro

Vídeo completo da solenidade:

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS