Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Servidores(as) de Brejo e Santa Quitéria elogiam Justiça de Proximidade

Programa do TJMA levou atendimento médico, psicológico, melhorias e palestras às duas comarcas visitadas por equipes do Judiciário no primeiro dia da 15ª edição

02/04/2024
Paulo Lafene

A possibilidade de uma nova formação, o direito à promoção, cursos, conhecimentos sobre plataformas on-line, atendimento médico e psicológico, noções de segurança, prevenção e combate a incêndio, além de equipamentos novos e serviços de reforma. Os servidores e as servidoras do Poder Judiciário estadual que trabalham nas comarcas de Brejo, a 315 km de São Luís, e Santa Quitéria do Maranhão, a 348 km da capital, elogiaram as ações do programa Justiça de Proximidade, nesta segunda-feira, 1º/4, primeiro dia da 15ª edição da iniciativa conjunta itinerante da alta direção do TJMA.

Em Santa Quitéria do Maranhão, a chefe da Divisão de Avaliação e Desempenho do TJMA, Liana Bandeira Costa, que promove a “Roda de Conversa sobre direitos e deveres com o RH”, explicou como é a estrutura da Diretoria de Recursos Humanos; falou sobre desenvolvimento na carreira e o que é necessário para servidores e servidoras conquistarem adicionais de qualificação, progressão e promoção; citou aspectos do programa de reconhecimento Meritus, dentre outros direitos e deveres.

“Talvez o desenvolvimento na carreira é algo que o servidor, até pelos contatos, a gente percebe que ele ainda tem muita dificuldade de entender essa evolução”, apontou Liana para um dos itens em que servidores(as) ainda apresentam muitas dúvidas. “Eu acho o projeto fantástico, é o momento de a administração estar mais próxima”, acrescenta Liana Costa (na foto em destaque da matéria, durante palestra), sobre o Justiça de Proximidade.

O técnico judiciário Josemar Moraes concorda sobre a importância do programa para a informação de servidores e servidoras. “Interessante, porque a gente tem um pouco mais de esclarecimentos sobre a nossa situação dentro do Tribunal, o que a gente precisa melhorar, as coisas que estão planejando para o futuro da gente”, disse.

A gestora da Biblioteca da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), Manoelle Moraes, falou sobre cursos presenciais e de ensino a distância – inclusive para o alcance de metas –, parcerias e outros temas ligados à Escola.

Também técnico judiciário em Santa Quitéria do Maranhão, Marcus Leão (foto abaixo) reconheceu que desconhecia muitos dos tópicos abordados na palestra, não somente sobre plataformas dos tribunais, mas de instituições parceiras. “Às vezes, a gente tem tudo isso na nossa frente, não enxerga, não vê, acha que não tem, então, com uma ação de proximidade dessa, a gente fica inteirado do que o Tribunal oferece para a gente”, revelou.

O tenente-coronel PM Eduardo Pinheiro, da Diretoria de Segurança Institucional (DSI) do Tribunal, apresentou casos de grande repercussão na imprensa em várias partes do Brasil, em que magistrados(as) e servidores(as) passaram por situações de violência dentro de unidades judiciais, citou as resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na área que são cumpridas pelo TJMA e alertou servidores e servidoras para golpes do cotidiano, alguns deles aplicados por meio do aparelho celular.

O capitão Helton Loyola, bombeiro militar da DSI, esteve na maioria das edições do Justiça de Proximidade e, desta vez em Santa Quitéria do Maranhão, falou sobre medidas de prevenção e combate a incêndio. “A avaliação é uma das mais positivas possíveis, porque é um conhecimento rápido, que eles conseguem aplicar, tanto no ambiente de trabalho quanto no ambiente doméstico”. 

O militar contou que já houve relatos, depois do treinamento em outras cidades, de situações em que servidores e servidoras conseguiram reverter. “A exemplo de Itapecuru-Mirim, de vazamento de GLP, que eles seguiram as orientações que obtiveram nas palestras e conseguiram resolver a situação da forma mais tranquila possível”, completou Helton Loyola (foto abaixo, durante treinamento em Santa Quitéria do Maranhão).

A comarca também recebeu melhorias feitas pelas equipes de Engenharia e Informática, como instalação de sinal de wi-fi, 12 novos computadores (foto abaixo, com o servidor Josemar Moraes, de blusa azul, em primeiro plano), substituição de lâmpadas, reparos pontuais no prédio do Fórum e troca do motor de abertura e fechamento da garagem.

“Eu quero destacar a relevância desse projeto, de extrema importância para a nossa unidade, para os servidores, para os magistrados, porque se trata de, literalmente, uma proximidade da direção do Poder Judiciário – a Presidência do Tribunal –, com as unidades aqui do interior, acompanhando de perto a nossa realidade, as nossas necessidades, as nossas demandas e, ao mesmo tempo, ofertando uma série de serviços, palestras. Um acompanhamento, realmente, especial para a nossa unidade, no que diz respeito à segurança do trabalho, saúde do trabalho. Tudo isso nós precisamos muito e é gratificante podermos contar com isso nessa gestão”, elogiou o juiz Cristiano Régis César da Silva, da Vara Única de Santa Quitéria do Maranhão (de terno, ao centro, na foto abaixo, com servidores(as) da comarca e equipe da DSI).

BREJO

O Fórum de Brejo também ganhou sinal de wi-fi e algumas melhorias. No primeiro dia da nova edição do programa Justiça de Proximidade, o psicólogo Railson Rodrigues, da Divisão Psicossocial, e a equipe da Divisão Médica, composta pelo médico André Luiz Neves Pereira, a enfermeira Conceição Cadilhe e a chefe da Divisão, Keila Melo, prestaram atendimento a servidores e servidoras.

“Excelente, muito bom. A gente sente a preocupação dos nossos superiores conosco aqui nas comarcas”, atestou a auxiliar judiciária Ana Eunice dos Santos, servidora da Comarca de Brejo (de blusa amarela, na foto abaixo, sendo atendida pela enfermeira Conceição Cadilhe).

A chefe da Divisão Médica lembra das dificuldades de profissionais se deslocarem de São Luís, nas primeiras edições, em função do trabalho que desenvolvem na capital, mas enaltece a experiência adquirida no programa Justiça de Proximidade.

“Uma coisa muito boa, porque amplia também os nossos horizontes, a nossa visão do outro, do colega que está na ponta, que está aqui na comarca, de ver como é que ele está vivendo, qual é a situação real dele”, relata Keila Melo (foto abaixo).

O programa Justiça de Proximidade volta a atender nos fóruns das duas comarcas nesta terça, dia 2. As equipes que estiveram em Brejo irão a Santa Quitéria do Maranhão e vice-versa.

Veja os álbuns produzidos pelo repórter fotográfico Ribamar Pinheiro em Brejo e Santa Quitéria do Maranhão.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS