Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA homenageia reitora Ceres Murad e juíza Teresa Mendes

01/04/2024
Orquídea Santos

O Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR), do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) homenageou na manhã desta segunda-feira (1º/4), no Gabinete da Presidência, a reitora na UNDB - Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco/ Colégio Dom Bosco, Ceres Murad e a juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública do Termo Judiciário de São Luís, da Comarca da Ilha de São Luís, Teresa Mendes, com placa do NEJUR TEÇÁ.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, agradeceu as homenageadas e disse que essas políticas públicas são desenvolvidas nos estados com base na cooperação, e com apoio do município e da academia. “A Justiça Restaurativa tem feito um grande trabalho. É muito mais do que uma solução pré-processual. É uma solução que também envolve o processo com a ideia de responsabilização de toda a sociedade que tem que participar desse processo. Estou muito feliz com a oportunidade dessa cerimônia e agradecer o trabalho, a cooperação de todos, e continuar desenvolvendo o melhor possível pelo aprimoramento do Judiciário do Estado”, explicou. 

A coordenadora do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR) do TJMA, desembargadora Sônia Amaral disse que desde o ano de 2022 está no processo de implantação da Justiça Restaurativa no Maranhão e que a juíza Teresa Mendes é a precursora com sua experiência pioneira no Termo Judiciário de São José de Ribamar, por essa razão está sendo hoje homenageada pelo NEJUR, juntamente com a reitora da UNDB, Ceres Murad.

A juíza Teresa Mendes, agradeceu a desembargadora Sônia Amaral, coordenadora do  Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJUR), pelo importante reconhecimento que projeta sobre a existência do NEJUR em São José de Ribamar. “É o primeiro Núcleo de Justiça Restaurativa do Brasil, que sempre contou com a parceria do município de São José de Ribamar, que até hoje mantém vivo e atuante esse Núcleo. Esse reconhecimento traz luz sobre o trabalho do Núcleo e mostra o seu valor, a sua importância, e estimula quem está lá a continuar fazendo um bom trabalho pela sociedade ribamarense, pelos maranhenses e pelo Brasil”, comentou. 

“Para nós é uma satisfação celebrar mais essa parceria ou os resultados de uma parceria com o Tribunal de Justiça no sentido da humanização do direito, a humanização dos alunos e dos profissionais do direito para os verdadeiros anseios e necessidades da nossa sociedade. É o Tribunal se aproximando da sociedade através dos seus operadores, as faculdades, as prefeituras. Para nós é uma satisfação muito grande ser parte dessa rede”, frisou a reitora da UNDB, Ceres Murad. 

Finalizando a solenidade, a primeira-dama e Secretária de Assistência Social da Prefeitura de São José de Ribamar, Gilvana Duailibe, parabenizou o Judiciário por essa iniciativa tão importante. “Ano passado acompanhamos 60 casos. Hoje estamos nas 106 escolas do município. Fizemos parceria também com o IEMA. Que o Judiciário continue fazendo essa parceria com o Poder Público, e que se depender do município de São José de Ribamar, vamos avançar cada vez mais nesse projeto”, pontuou.

Participaram da solenidade os desembargadores Jamil Gedeon, Ronaldo Maciel, Cleones Cunha, a juíza da 13ª Vara Cível do Termo Judiciário de São Luís, Ariane Mendes, e a assessora especial da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, Jassyara Moreira.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2024

 

GALERIA DE FOTOS