Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA homenageia desembargador Castro em despedida do Judiciário

Magistrado comunicou sua aposentadoria voluntária, com efeitos a partir desta sexta-feira, dia 15

13/03/2024
Paulo Lafene

Os desembargadores e as desembargadoras do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão homenagearam o desembargador José de Ribamar Castro, na abertura da sessão do Órgão Especial do TJMA, nesta quarta-feira (13/03). O magistrado, que tomou posse na Corte em 19 de novembro de 2014, comunicou sua aposentadoria voluntária, com efeitos a partir desta sexta-feira, dia 15.

O presidente do Tribunal, desembargador Paulo Velten, anunciou a apresentação de um vídeo com vários momentos marcantes na trajetória do desembargador Ribamar Castro, na sua sessão de despedida do Órgão Especial.

O desembargador Paulo Velten enalteceu as qualidades do homenageado, a quem definiu como um juiz muito focado no que faz, equilibrado, sério e que leva, ao pé da letra, todos os enunciados do Código de Ética dos magistrados. Falou da satisfação da convivência com o desembargador Castro.

“Vossa Excelência é, além de amigo, um modelo, um exemplo de juiz para mim e, tenho certeza, para todos os colegas do Tribunal de Justiça. Muito obrigado pelo seu grande trabalho pelo Poder Judiciário do Estado do Maranhão, desembargador Castro, e parabéns pelo belíssimo trabalho que hoje também desempenha à frente da Escola da Magistratura”, agradeceu Paulo Velten.

Na sequência, o presidente do Tribunal franqueou a palavra aos desembargadores e às desembargadoras, para também prestarem suas homenagens.

A desembargadora Sônia Amaral registrou a admiração pelo profissional e amigo de muitos anos, com quem trabalhou na Corregedoria Geral da Justiça.

O desembargador Lourival Serejo destacou a ética, integridade e capacidade de convivência do colega, com disposição cristã, além da conduta exemplar como magistrado, dentre outros aspectos.

O desembargador Ronaldo Maciel enumerou vários momentos em comum com o desembargador Castro, que foi seu professor. “Presidente, hoje é um dia triste para este Tribunal. Este Tribunal perde um grande julgador e, acima de tudo, um grande homem”.

Logo depois, o desembargador Jamil Gedeon, também ex-aluno, elogiou o grande trabalho do homenageado e disse que deixa um legado, como pessoa séria.

O desembargador Gervásio dos Santos também lembrou da oportunidade de tê-lo conhecido como professor e do reencontro na magistratura, ao definir o desembargador Castro como um juiz com compromisso com o Tribunal, com a sociedade, sempre com bastante ética.

Mais uma ex-aluna, a desembargadora Márcia Chaves definiu o desembargador Castro como um homem com grande reserva moral, além de ter sido sua colega, posteriormente, no curso de Direito.

A desembargadora Francisca Galiza falou sobre o cristão Ribamar Castro, sua dedicação à igreja católica e o parabenizou pela obra social diária que o homenageado e sua família realizam.

O desembargador Froz Sobrinho, atual corregedor-geral da Justiça e presidente eleito do TJMA para o próximo biênio, disse que o colega é um exemplo e orgulho para todos e todas do Judiciário maranhense. “Hoje, ele está saindo da forma que ele entrou: com a toga limpa, deixando saudade”, elogiou.

O desembargador Samuel de Souza se despediu do desembargador Ribamar Castro, destacou que foram companheiros de comarca e se dirigiu ao amigo, destacando sua coragem, firmeza e altivez, por um lado, serenidade e ponderação, de outro. “Sempre soube se conduzir com dignidade, diante daquilo que é exigido de todos nós, no exercício no cargo de magistrado, frente à sociedade e dos demais poderes”.

O desembargador Sebastião Bonfim disse ser fácil falar do homenageado, por ser um excelente juiz, parabenizou e desejou saúde e paz em sua aposentadoria, continuando o trabalho social que realiza.

O juiz Marco Adriano Fonseca, em nome da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), fez uma manifestação de reconhecimento e gratidão pela atuação associativa que o desembargador Castro prestou ao longo de sua carreira na magistratura maranhense e apontou os 397 cursos oferecidos durante o período em que o homenageado esteve à frente da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam).

Álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro

HOMENAGEADO

O homenageado agradeceu a todos e todas e considerou a manifestação profunda: “De grande sentimento, de afeto, de carinho e de amizade. Então, eu quero cumprimentar a todos os desembargadores e desembargadoras, servidores e servidoras, e eu trago, neste momento, um duplo sentimento: o de gratidão, para celebrar não apenas o encerramento de uma carreira no serviço público, mas também o início de uma nova etapa de atividade”, declarou José de Ribamar Castro.

Falou da honra de servir ao Judiciário e à comunidade, com desafios, oportunidades de crescimento e aprendizados, além das conquistas e obstáculos enfrentados. Resumiu sua trajetória na magistratura, projetos concluídos, processos julgados, até a inevitável transição para explorar novos interesses.

“Com certeza, eu me despeço do cargo, mas eu não me despeço dos corações, eu não me despeço das mentes daqueles que eu tive o privilégio de trabalhar, uma vez que nós não aposentamos dos círculos das nossas amizades. Obrigado por essa jornada inesquecível, pelas amizades construídas, pelos desafios superados, Até logo, meus queridos colegas de trabalho. E que os nossos caminhos se cruzem novamente, em algum momento dessa grande jornada chamada vida. Caríssimos, um grande e fraterno abraço a todos e meu muito obrigado”, finalizou o desembargador José de Ribamar Castro, aplaudido de pé por todas as pessoas que se encontravam na sala das sessões plenárias do Tribunal.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS