Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário e Hemomar realizam campanha de doação de sangue

Iniciativa objetiva contribuir com a manutenção dos estoques de São Luís

05/02/2024
Ascom/TJMA

Buscando sensibilizar e incentivar magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) sobre a importância das doações regulares, a fim de manter o estoque de hemoderivados nos hospitais e emergências, o Tribunal de Justiça do Maranhão e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) promoveram, na última sexta-feira (2/2), campanha de doação no Fórum do Calhau.

A campanha faz parte do projeto "Bem Estar no Judiciário", da Diretoria de Recursos Humanos, por meio da Coordenadoria de Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial. 

A servidora Thaise Correa, psicóloga da Divisão de Serviço Social e Psicologia do Fórum do Calhau, realizou pela primeira vez a doação de sangue, aproveitando a oportunidade no próprio ambiente de trabalho, que também serviu para desconstruir suas percepções sobre o processo de doação. “Eu pensava que a gente ficava muito tempo doando, que retiravam muito sangue e uma bolsa durava mais de 40, 50 minutos, por falta de informações do procedimento, mas quando fui me informaram que era algo rápido e seguro. Passei pelos critérios, fui entrevistada e a partir de então eu penso que eu vou ser uma doadora assídua, porque o meu sangue pode salvar não só uma, mas até três vidas, então é importantíssimo, principalmente antecedendo o carnaval”, avaliou.

A servidora pontuou a importância da participação em razão da insuficiência de sangue nos bancos. “A partir do momento que temos o conhecimento do ato, do procedimento, ficamos mais confortáveis e seguros, desconstrói muitas coisas que impedem de doar, por isso é muito bom receber orientações”, pontuou.

A coordenadora de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial do TJMA, Mariany Melo, destacou a relevância da iniciativa para a promoção da qualidade de vida de servidores(as), juízes(as), colaboradores(as) e da sociedade em geral. “Esta ação demonstra uma preocupação da Justiça com a questão social. A doação é um ato de altruísmo, de compromisso com o outro, de empatia. Então, quando a instituição assume este compromisso, de colocar no seu calendário um movimento de coleta e campanha de conscientização, isso contribui com a qualidade de vida de todos”, afirmou.

DOAÇÕES

Para a campanha, o Hemomar montou no auditório do Fórum uma estrutura com cadeiras de coleta e profissionais, entre médicos, nutricionista,  enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionistas. Antes da coleta, os interessados em doar passam pela triagem, para verificar se estão aptos à doação. Na data, 36 servidores e servidoras compareceram para doação. 

A doação de sangue pode ser imediata, basta ir até um dos hemocentros, ou mediante agendamento: 

• Hemomar (Rua 05 de Janeiro, s/n, Jordoa, São Luís) ou 98 99232-8496 (whatsapp)

Já os interessados em se cadastrar no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea podem entrar em contato pelo telefone (98) 99232-8496 (Hemomar). 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS