Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Comitê de Diversidade do TJMA capacita público LGBTQIA+ e jovens negros(as) 

Os cursos nas áreas administrativa e de recursos humanos foram realizados em parceria com o MPT e a OAB

19/12/2023
Ascom/TJMA

A Coordenação do Comitê de Diversidade do TJMA participou da entrega dos certificados dos cursos de assistente administrativo e assistente de recursos humanos oferecidos ao público LGBTQIA+ e mulheres negras, por meio do Projeto Transformação realizado em  parceria pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, pelo Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA) e pela Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA, por meio da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero).  

A iniciativa certificou 30 pessoas e tem a proposta de impulsionar a empregabilidade por meio da formação técnica realizada por instrutores do Senai da Unidade do Monte Castelo, no período de outubro a dezembro de 2023. 

Foto colorida mostra pessoas em pé durante encerramento de curso, promovido em parceria com o TJMA, MPT e OAB/MA ao público LGBTQIA+. Na frente, está um banner LGBTFobia é crime.

Durante o encerramento, que aconteceu na sexta-feira (15/12), no auditório do Senai, os participantes externaram sentimentos de gratidão e aprendizado mútuo, em virtude das dificuldades para concluir os cursos, por questões financeiras e também de conciliação do tempo com outras atividades.

A jovem Priscila Félix participou da formação profissional por meio do Centro de Cultura Negra (CCN) e representou a turma de assistente administrativo. Ela ressaltou que o momento era de comemoração pela vitória dos que conseguiram superar todas as adversidades para continuar e ampliar seus currículos e competências.

“Nunca imaginei ter esse certificado, por ser de uma família humilde e, neste momento, sinto uma grande emoção porque escutei que só serviria para carregar água e puxar carroça. Agora, eu estou aqui para mostrar que eu sou vitoriosa e posso ter muitas conquistas”, observou a aluna Jocasta Moraes, também indicada pelo CCN.

“A Casa das Pretas, instituição do bairro do Coradinho, também encaminhou jovens para os cursos profissionalizantes. Meliciane Figueiredo foi uma delas e ressaltou a importância de ter a oportunidade de ser capacitada em uma instituição como o Senai, cujo acesso acaba não sendo possível pela falta de recursos financeiros.

Juliana Costa, idealizadora da Casa das Pretas, também participou do evento e frisou o alcance das formações profissionais na história de vida dos jovens negros e das jovens negras da periferia.

Para Astrid Aguiar, que se capacitou em Recursos Humanos, a iniciativa foi uma inovação. “Toda a minha experiência nesse curso foi muito boa e aprendi sobre a gestão de pessoas e os serviços burocráticos da área. Essas parcerias são necessárias e o TJMA, MPT e OAB/MA estão de parabéns por oportunizar ao público LGBTQIA+ essa profissionalização em outras áreas e não apenas na área da beleza”, frisou.

PARCERIAS

A coordenadora Adjunta do Comitê, juíza Elaile Carvalho, observou que não se faz nada sozinho e que a realização dos cursos só foi possível porque todo o processo contou com a dedicação das instituições em cada uma das etapas. 

O juiz Marco Adriano, coordenador do Comitê, lembrou da importância do Sistema de Justiça trabalhar com vidas para além da demanda processual, o que contribui significativamente para reduzir as litigâncias. “Sintam-se orgulhosos das vidas de vocês e de comemorarem sempre cada vitória”, completou.

Foto colorida mostra subprocuradora chefe do MPT, Renata Océa, entregando certificado a uma mulher, durante curso promovido em parceria com o TJMA, MPT e OAB/MA ao público LGBTQIA+.

A subprocuradora chefe do MPT, Renata Océa, agradeceu aos alunos e alunas por acreditarem no projeto “Transformação” e frisou o empenho das instituições na inserção dos participantes no mercado de trabalho a partir do diálogo com empresas locais.

O presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-MA, Rakley Bueno e a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Caroline Caetano, lembraram da persistência de todos e todas em concluir os cursos, visibilizando suas histórias de vida.

 

    Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

GALERIA DE FOTOS