Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Inteligência Artificial é destaque no segundo dia do Encontro Estadual de Inovação

Evento foi promovido pelo TJMA, J.Ex e ToadaLab

30/11/2023
Amanda Campos

"Modernização do Judiciário: O Papel Transformador da Inteligência Artificial" foi tema de destaque no segundo dia (29/11) do 1º Encontro Estadual de Inovação do Ecossistema Público, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com o J.Ex e com o apoio do Laboratório de Inovação ToadaLab, no Hotel Blue Tree.

Durante a programação, a temática sobre IA foi discutida pelo juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rafael Leite Paulo, que ressaltou o papel da inteligência artificial como ferramenta para garantir maior efetividade, no Poder Judiciário, na concretização dos direitos da sociedade. 

“Pela primeira vez, a gente passa a ter a perspectiva de concretizar o direito à rápida análise, processamento e julgamento dos processos. Aquela promessa da razoável duração dos processos, que está na Constituição, passa a ser uma promessa que tem o caminho para ser efetivamente concretizada na jurisdição. E a inteligência artificial é uma dessas ferramentas, se não a principal, para alcançar esse objetivo. Então, o futuro é promissor!”, pontuou.

De acordo com levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o uso da Inteligência Artificial registrou um aumento de 171% em 2022, nos tribunais brasileiros, na quantidade de projetos utilizando IA.  

ENCONTRO

A imagem retrata um grupo de pessoas sentadas em cadeiras de madeira, em um ambiente interno iluminado por lustres elegantes. O ambiente parece ser uma sala de conferências ou auditório, com paredes amarelas e piso de cerâmica. Três lustres grandes e elegantes estão pendurados no teto, proporcionando iluminação ao espaço. As pessoas estão sentadas em fileiras nas cadeiras de madeira. A maioria das pessoas parece estar focada e atenta a algo fora do campo de visão da câmera. Algumas plantas decorativas são visíveis ao fundo à direita.

Durante dois dias, o 1º Encontro Estadual de Inovação do Ecossistema Público buscou capacitar e impulsionar o panorama judicial por meio da discussão e compartilhamento de soluções inovadoras, fomentando o ecossistema de inovação da região maranhense. 

O evento contou com palestras, painéis e workshop, com a participação de juízes e juízas, servidores e servidoras da Justiça, servidores e servidoras do ToadaLAB, além do público em geral inscrito.

No primeiro dia da programação, foram discutidas as temáticas: o momento ToadaLab e Rede de Inovação do Maranhão, conduzido pelo juiz Ferdinando Serejo (coordenador do Laboratório de Inovação do TJMA), Prof. Dr. Antonio Roberto Serra e Karla de Faria Abdala Félix, coordenadora de Gestão Estratégica e Modernização (COGEM) e integrante do TREMALAB - Laboratório de Inovação do TRE MA. 

Em seguida, ocorreu a palestra sobre "Automação robótica de processos nos cartórios judiciais" realizada por Esdras Silva Pinto; uma exposição sobre a experiência do usuário com a palestra "YouX - Você é a experiência" com Augusto Niche Teixeira. Ainda no mesmo dia, aconteceu o painel sobre "Os 6Ds da Exponencialidade na Justiça", moderado por Ademir Piccoli, abordando insights para a transformação digital no setor. 

SEGUNDO DIA 

A imagem retrata um grupo de pessoas sentadas em cadeiras de madeira, em um ambiente interno iluminado por lustres elegantes. O ambiente parece ser uma sala de conferências ou auditório, com paredes amarelas e piso de cerâmica. Três lustres grandes e elegantes estão pendurados no teto, proporcionando iluminação ao espaço. As pessoas estão sentadas em fileiras nas cadeiras de madeira. A maioria das pessoas parece estar focada e atenta a algo fora do campo de visão da câmera. Algumas plantas decorativas são visíveis ao fundo à direita.

A programação do segundo dia (29/11) foi aberta com a palestra "Provas Digitais no Judiciário: da Ata Notarial à Era Blockchain", ministrada pelo juiz Thiago Aleluia, que discorreu sobre a necessidade de capacitar o Judiciário para lidar eficientemente com provas digitais, focando na coleta, isolamento e preservação dessas provas para garantir sua integridade e autenticidade. 

“A era digital do século XXI nos imerge em um vasto oceano de informações disponíveis na internet, com inúmeros desafios, como a propagação de fake news, cyberbullying e pornografia de vingança. Portanto, a natureza volátil das informações on-line dificulta a comprovação desses problemas na Justiça”, disse.

A imagem retrata um palco preparado para um evento ou apresentação. No centro do palco, há o juiz Thiago Aleluia de terno com os braços levantados e as mãos abertas, mas o rosto está obscurecido para manter a privacidade. Ao fundo, uma tela de projeção grande exibe imagens coloridas, gráficos e texto. Quatro cadeiras brancas modernas estão dispostas no palco, todas vazias. Nas extremidades do palco, encontram-se duas plantas verdes. O chão do palco é coberto por um tapete listrado preto e branco. O texto na tela de projeção indica: ¿1º Encontro Estadual de Inovação - Ecossistema Público¿.

Na prática, Thiago Aleluia mostrou como se manipula um print de WhatsApp e como se afere se aquela prova é verídica, se tem validade diante de um processo judicial.

Em seguida, Frederico Wellington Silveira Soares (mestre em Administração, palestrante e conferencista, atual CEO da empresa Exponencial Consultoria e Tecnologia da Informação) falou sobre o tema "Desafios e Oportunidades da Gestão Eficiente de Dados: Uma Visão Estratégica".

A imagem mostra o palestrante Frederico Wellington em pé palestrando durante o Encontro de Inovação, no auditório do Hotel Blue Tree. Ele veste uma camisa branca e gravata, com um colete e calças escuras. Ao fundo, há um banner grande com textos e logotipos indicando que se trata do 1º Encontro Estadual de INOVAÇÃO ECOSSISTEMA PÚBLICO. Existem quatro cadeiras brancas vazias no palco e dois vasos de flores nos cantos do banner. Uma tela projetada à esquerda exibe uma apresentação visual não claramente visível.

Em sua apresentação, Frederico Wellington falou sobre o poder de transformar as organizações por meio da utilização e gestão eficiente de dados. “A reflexão que trazemos, hoje, é a de demonstrar a riqueza dos dados que temos, desde as nossas informações, e como nossas instituições podem tirar proveito disso e fazer um uso mais eficiente, econômico e racional dos nossos recursos e, atender melhor a nossa população”, frisou.

ENCERRAMENTO

O encerramento do evento foi marcado pelo workshop sobre "Processo Criativo e ChatGPT na prática", liderado por David Montalvão Júnior, head dos produtos de educação e consultoria J. Ex., mestre em Inovação e doutorando pela UFRN. Na oportunidade, David Montalvão realizou uma dinâmica com o público, por meio de uma experiência prática com o ChatGPT.  

A imagem mostra David Montalvão Júnior em pé na frente de um grande projetor que exibe uma apresentação, durante Encontro de Inovação. A pessoa está gesticulando em direção à tela, e seu rosto foi obscurecido para manter a privacidade. A cena ocorre em um ambiente interno, possivelmente durante um evento ou conferência. A pessoa está de pé no centro da imagem; seu rosto foi obscurecido. Ela veste calças escuras, uma camisa branca e um blazer cinza, e parece estar fazendo uma apresentação. Ao fundo, há uma tela de projeção grande exibindo texto e gráficos relacionados a ¿INOVAÇÃO DO ECOSSISTEMA PÚBLICO¿. Há cadeiras brancas modernas e flores amarelas à direita da tela de projeção. O chão é coberto por um carpete escuro, e as paredes laterais são cobertas por cortinas escuras. Texto na tela de projeção:
INOVAÇÃO DO ECOSSISTEMA PÚBLICO 1º Encontro Estadual de INOVAÇÃO DO ECOSSISTEMA PÚBLICO.

“A Inteligência Artificial veio pra ficar, assim como a energia elétrica. Democratizada a tecnologia, agora precisamos aprender a usá-la de forma consciente, responsável e ética. Sejam agentes de transformação em suas instituições!”, concluiu o palestrante, parabenizando o Poder Judiciário pela iniciativa.

 

Confira o Álbum de Fotos, do fotógrafo Ribamar Pinheiro, no Flickr do TJMA. 


Agência TJMA e Notícias
assom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

 

GALERIA DE FOTOS